segunda-feira, 18 de julho de 2011

Atelier de Verão “A pulga sai da casca !!! ”

Expessão Dramática para Crianças (dos 5 aos 7 e dos 7 aos 9 anos ) no Verão no Jardim do Lago
Data: de 2ª, 4ª e 6ª das 10h as 11h (Grupo I) e das 11h as 12.30h (Grupo II)
Valor: 100 euros
Inscrições: Até 31 de Julho (no acto de inscrição deverão pagar pelo menos 50 % do valor total)
Contacto: 9129229002
Email: hugsequeira@gmail.com

“ A pulga sai da casca! ”

Ponto de partida: o Teatro, eu, e um grupo de catraios. Chega e sobra. E sobra… e sobra….. e sobra……
Eles na primeira etapa da vida , eu apenas com a certeza que nunca temos realmente certezas , a coordenar etapas, a levantar questões… E então, como exprimi-las? Arriscando. Assumindo a palavra , a personagem. Afinal de contas representar não será apenas isso, questionar? … E depois revelar, e partilhar essa descoberta ? Ser o outro porque também sabemos ser um pouco nós, aquele que representamos é sempre uma versão tão especifica , tão única e tão nossa como uma impressão digital. E já que estamos de férias, e que o Verão é para curtir, porque não aproveitar? Acima de tudo, estamos aqui para brincar, rir e passar um bom bocado !…
E eu estou cá para a propor desafios, , e, claro, brincar e rir como eles. Que outra forma existe para tornar isto possível? Que criança não podemos nunca deixar de ser , se o conseguirmos, para que sejam capazes de alinhar:
Será que a pulga sai mesmo da casca?
A ver vamos…

Caros pais,
A criatividade, a imaginação, as ideias e sentimentos são representados através da palavra, do movimento, do som, da imagem e da acção dramática. Estamos então a contar histórias, que são apenas pretextos para revelar as nossas verdades. Conhecer as convenções e as regras da expressão dramática e teatral habilita as crianças a criar formas e a tornar mais concretas as suas ideias e sentimentos, e facilitam a forma de o expressar. A actividade dramática e os seus códigos reflectem a intenção da comunicação e da construção de sentidos relacionando o nosso mundo interior com aquele em que todos vivemos. As actividades performativas podem encorajar o desejo natural das crianças no desenvolvimento da sua personalidade, ao mesmo tempo que lhes proporciona oportunidades para explorar o Mundo e a si próprios dentro dele. Este Atelier pode ajudar, contribuir e ser mais um passo para cada criança na construção da sua visão do mundo, articulando ideias, experiências e encontrando diferenças e semelhanças com os outros elementos do grupo; dando forma e expressão á imaginação,, exercitando e desenvolvendo formas de pensamento crítico. No fundo será não mais do que fazer a “pulga” sair da caixa, e ver para onde salta!
Durante o mês de Agosto, durante as manhãs, as crianças irão passar por várias etapas artísticas tendo como pano de fundo o espaço agradável do Jardim do Lago.
Os destinatários deste atelier são crianças e jovens dos 5 aos 7 anos (grupo I), ou dos 7 aos 9 (grupo II) que queiram ocupar as suas pausas lectivas com actividades divertidas e culturalmente valorosas.
BIOGRAFIA
Hugo Sequeira nasceu em Lisboa em 19 de Janeiro de 1976.
Frequentou o curso de Interpretação da Escola Profissional de Teatro de Cascais, que finalizou em 1996, seguiu para a E.S.T.C. (antigo Conservatório Nacional). Estreou-se profissionalmente no Teatro Experimental. Cascais em 1996, em 1997 e 98 esteve no Teatro da Cornucópia e daí até 2003 integrou o elenco da Comuna – Teatro de Pesquisa. A partir de 2003 continuou a fazer Teatro geralmente em projectos independentes tendo colaborado com varias Companhias nacionais. Participou em vinte e três peças , várias delas como protagonista, com encenadores como Carlos Avillez, Luís Miguel Cintra, Brigitte Jaques, João Mota, Álvaro Correia, Alfredo Brissos, Durval Lucena, Vitor D”Andrade; Isabel Medina, etc. Encenador ocasional , montou duas versões da mesma peça (“Chorar para Rir” de Marcel Sabourin ), em 1999; e em 2005,. Encenou também “A morte” de Woody Allen ( ALKANTARA festival, Encontros Imediatos III), e “Receita para me Ouvires” ( baseado nas Crónicas de António Lobo Antunes) em 2006. È desde 1997 presença constante no panorama televisivo nacional, tendo integrado o elenco de mais de 25 produções distribuídas entre a RTP, SIC e TVI. Conta também com curtas e longas-metragens na área do Cinema, e também faz locuções para Rádio e Televisão, e publicidade .
Em 2003 ( acidentalmente, refira-se) coordenou dois workshops de Teatro no Centro Cultural de Cascais, constatando com alguma surpresa que fora considerada a melhor iniciativa cultural do ano na Câmara de Cascais , e descobrindo que isso o valoriza enquanto pessoa e o torna mais concreto nas suas decisões/opções enquanto actor. Sente-se muito responsabilizado nesta actividade, tendo já criticado publicamente quem a considera um patamar inferior, e aponta a formação Teatral como base essencial nesta área., tendo coordenado diversos ateliers e workshops para as mais variadas idades e em diversos espaços culturais e escolas de formação artística.
Este é o primeiro workshop criado estruturalmente por si , através da sua nova aposta, a CAKE, produções.


“Não gosto de falar publicamente de mim enquanto actor, mas aqui é outra esfera, que me realiza de forma diferente.. Tenho formação para o fazer , mas aqui estou afastado das habituais questões do ego sempre presentes na carreira de actor, o que me estimula, porque é sempre novo o desafio com que deparo. Também sinto intuição natural, e tudo depende igualmente de algo que não se explica, tal como representar. Saio sempre de consciência muito tranquila porque sinto que dou o máximo, que contribuo e isso é muito reconfortante. Claro que sou pago para o fazer, mas faço-o realmente porque é um desafio enorme , exige realmente sentido de missão, mas relembra-me as minhas bases como actor, a minha infância, e traz-me muitas ideias novas. E termino sempre com uma apresentação publica, porque tudo isto se resume a comunicar , a passar algo para o lado de fora, destina-se sempre a um publico, é sempre esse o ponto de partida, o foco.”
Uma receita exclusiva CAKE prod.
Atelier de Verão
“A pulga sai da casca !!! ”
A SPACE-CAKE realiza o atelier " A pulga sai da casca!!! “ , nos próximo mês de Agosto , às 2ª, 4ª e 6ª . das 10h as 11h (Grupo I) e das 11h as 12.30h (Grupo II)


O actor Hugo Sequeira procura no Jardim do Lago ( Monte Estoril), num contexto informal, criar um ambiente rico em expressão, voz, som e movimentos através de brincadeiras e jogos de contrastes, improvisações, jogos e exercícios teatrais, utilizando textos ou pretextos variados, acompanhadas de muito movimento e acção . O objectivo é estimular a criança, proporcionando-lhe experiências de exploração. Os participantes formarão dois Grupos (um dos 5 aos 7 , e outro dos 7 aos 9 anos).
O atelier realiza-se com o número mínimo de dez participantes e o máximo de 20. (dos 5 aos 7 s, e dos 7 aos 9 anos).

Expessão Dramática para Crianças (dos 5 aos 7 e dos 7 aos 9 anos )
no Verão no Jardim do Lago
Data: de 2ª, 4ª e 6ª das 10h as 11h (Grupo I) e das 11h as 12.30h (Grupo II)
Valor: 100 euros
Inscrições: Até 31 de Julho ( no acto de inscrição deverão pagar pelo menos 50 % do valor total )
Contacto: 9129229002 Email: hugsequeira@gmail.com