quinta-feira, 14 de julho de 2011

Conferência/Demonstração com Steve Paxton - Lisboa

QUA 20 DE JULHO
CULTURGEST
Pequeno Auditório
18h · Entrada gratuita
Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.

Mais info
c-e-m.org
cem@c-e-m.org
21 887 19 17

Iniciativa c.e.m – centro em movimento

Steve Paxton
Uma referência fundamental da dança contemporânea; um dos fundadores do Judson Dance Theatre, fonte de criações colectivas que lançaram as raízes da dança pós-moderna.
No seu percurso sempre se dedicou ao estudo do corpo e do movimento, desfazendo barreiras entre o bailarino e o não bailarino e elaborando práticas que continuam a constituir matéria fundamental na organização do trabalho de corpo como o Contact Improvisation ou Material for the Spine. Um apuramento de um percurso dedicado à dança e à escrita que provêm de uma investigação continuada na escuta do movimento, da sua complexa configuração anatómica e da prática de meditação em profunda relação com a vida. O seu trabalho enquanto criador, bailarino e professor é conhecido por todo o mundo mantendo uma colaboração com artistas como Robert Ashley, Trisha Brown, Boris Charmatz, Kathy Duck, Lisa Nelson ou Vera Mantero.
Actualmente as suas deslocações são cada vez mais raras e, assim, mais preciosas.
Para o c.e.m a vinda de Steve Paxton a Portugal cria um momento ímpar no depuramento da investigação artística que trabalhamos; para a comunidade em geral é uma oportunidade única de aprendizagem e partilha no convívio com este grande artista, pela sua humanidade, coerência e clareza.
Steve Paxton estará em Portugal para esta Conferência / Demonstração, acolhida pela Culturgest, e também para o curso Material for the Spine que se insere no FC Verão 2011 – 8º curso internacional de artes performativas, uma parceria entre o c.e.m – centro em movimento e o Forum Dança.
A vinda de Steve Paxton a Portugal é uma iniciativa do c.e.m – centro em movimento em colaboração com o Fórum Dança, com o apoio da Culturgest.