sexta-feira, 15 de julho de 2011

Workshop de toque, percepção e consciência do movimento


por Dora Vicente

Domingo, dia 17 de Julho
15-19 h

auditório da biblioteca orlando ribeiro- telheiras

antigo solar da Nora Estrada de Telheiras,146(metro telheiras),

Investimento :12 €.


Neste workshop, com base no Método Danis Bois, vamos acordar o corpo e tomar consciência dele, ligar as partes esquecidas, dar movimento ao que está imóvel.

Vamos trabalhar a percepção sensorial, estimular os sentidos e a sensibilidade corporal, escutando o que o corpo tem para dizer, deixá-lo mover-se livremente.

Será que há movimento na imobilidade?

Vamos trabalhar a presença a cada instante, procurando integrar corpo, mente, espírito, emoções, despertando o potencial de vida de cada um e assim alcançar um ser que se expressa na sua totalidade.



A Fasciaterapia – Método Danis Bois (MDB) é uma disciplina pedagógica e terapêutica, preventiva e curativa, que permite desenvolver as capacidades perceptivas, motoras e cognitivas, através do movimento. O MDB coloca em evidência o movimento interno que ocorre ao nível das fáscias (tecidos de vários tipos que envolvem os músculos, os ossos, todos os órgãos internos, o cérebro e a espinal medula), pondo em comunicação cada célula do corpo humano. Esta animação interna é portadora de uma força de auto-regulação do organismo, a qual conduz o indivíduo a um equilíbrio físico, emocional e psicológico.

O MDB envolve terapia manual, introspecções (auto-observação do movimento interno), esquemas de movimento codificado (realinhamento do corpo e do movimento visível) e movimento livre (expressão livre/criatividade do indivíduo).


Nota Biográfica

Dora Vicente nasceu em Lisboa em 1976. Iniciou-se na dança clássica (formação da R.A.D.), na Escola Norma Croner, onde mais tarde nasceu o grupo Coribantes, do qual fez parte. Licenciou-se em Pintura, pela FBAUL, frequentou o C.E.M e Fórum Dança, onde desenvolveu o movimento contemporâneo, contacto-improvisação, ballet, butôh, anatomia e voz com diversos professores, dos quais destaca Howard Sonenklar, Sofia Neuparth, Peter-Michael Dietz e Amélia Bentes. Fez o Curso de Dança na Comunidade no Fórum Dança, uma Pós-graduação em Fasciaterapia/Somatologia e o Curso “Touching Life Within”, em Nova Iorque, com Danis Bois, método que ensina a adultos. Fez a Formação em Composição em Tempo Real com Cláudia Dias, da qual resultou uma peça. Tem participado em várias criações da Associação Poesis e, mais recentemente, da Eclipse Arte e do Imprevisto Colectivo.

Leccionou no Ensino Básico e Secundário. Tem vindo a desenvolver trabalho criativo com crianças, tanto no contexto escolar, como em museus ou em projectos de intervenção artística e social, como “Pedras d’água na Baixa lisboeta”; Aprender em Parceria - A PAR e Projecto Étnico-Comunitário. É terapeuta de Fasciaterapia e trabalha nas artes visuais e dança, enquanto professora, criadora e intérprete.


Antonio M. Rodrigues telm.960140182
www.eclipse-arte.blogspot.com

eclipsearte@gmail.com