Com Alexandre Quintanilha
18 de Novembro, Sexta, 22h00
Centro de Memória, Vila do Conde
Estes encontros resultam da crença na possibilidade da arte e do conhecimento em geral poderem contribuir para a criação e afirmação de sentidos para a vida. Poderem ajudar a exercitar o lugar do outro. Poderem representar lugares de amizade. Poderem ser meios preciosos de combate ao tédio.
Porque há coisas que não conseguimos guardar só para nós, este é um lugar onde a partilha acontece. Gostamos de conversar e consideramos esse exercício como uma das mais belas actividades humanas e, assim, desejamos que a conversa possa aqui fluir.
Porque gostamos dos encontros imprevisíveis, convocamos, nesta deriva pela topografia da arte e do conhecimento, a imagem da esquina como impulso para a imprevisibilidade, a revelação, o espanto – um livro que leva a um filme; um filme que se cruza com uma música; uma música que encontra um poema; um poema que indica um documentário… de um a outro convidado… de conversa em conversa.
Alexandre Quintanilha licenciou-se em Física Teórica pela Universidade de Witwatersrand na África do Sul, a mesma que lhe concedeu o grau de Doutor em Física do Estado Sólido, em 1972. A partir daí, decidiu dedicar-se à Biologia, na Universidade da Califórnia, onde permaneceu quase 20 anos. Em Berkeley, criou o Centro de Estudos Ambientais, e desenvolveu investigação na área do stress. Como director assistente no Lawrence Berkeley National Laboratory, secção de Energia e Ambiente, e como professor de fisiologia celular orientou o trabalho de muitos jovens nestas áreas de investigação. Vem para Portugal em 1991 como director do Centro de Citologia Experimental da Universidade do Porto e professor no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).
Criou o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), presidiu durante vários anos ao Instituto de Engenharia Biomédica (INEB) e dirigiu, durante dez anos, o Laboratório Associado que integrou estes dois institutos. Actualmente preside ao Conselho de Gestão e Orientação do consórcio I3S (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde), que, inclui, para além do IBMC e do INEB, também o IPATIMUP.
Publicou mais de cento e vinte artigos em várias revistas científicas internacionais, foi editor/autor de 6 volumes em áreas da Biologia e Ambiente, foi consultor redactorial da Enciclopédia de Física Aplicada e escreveu dezenas de artigos e relatórios em livros, revistas e jornais de divulgação, sendo ainda coordenador e autor de vários trabalhos nas áreas da Biologia, Ambiente e Física Aplicada.
Presidiu a inúmeros grupos de trabalho na European Science Foundation (ESF), na Comissão Europeia, na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e é membro de várias sociedades científicas e também do Conselho para Investigação e Exploração da National Geographic Society.
Presentemente, os seus interesses científicos são o stress biológico, o risco e a divulgação da ciência. É Secretário do Conselho dos Laboratórios Associados e presidente do Conselho de Ética para a Investigação Clínica.
Bilhetes
€ 3 (preço único - venda única e exclusiva no local cerca de meia hora antes da sessão).
Contactos
Centro de Memória
Largo de S. Sebastião
4480-706 Vila do Conde
Circular — Associação Cultural
Praça Luís de Camões, 9 - 1º
4480-719 Vila do Conde
Tm 96 749 04 71
info@circularfestival.com
http://www.circularfestival.com