quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Curso de Teatro: Drama vs Comédia - Lisboa

Dois registos, duas opções, diferentes soluções

Programa:

A Interpretação dos Gestos
Expressões do Rosto
Relação entre as Pessoas
Vocabulário do Corpo
Interiorização de Temas através das emoções

O Andar
A Respiração
Descontracção
Desinibição
Improvisação
Dramatização
Construção do Personagem
O Silêncio das Palavras

A Descoberta de Si e dos Outros
A Concentração e o Relaxamento
Conhecimento Mútuo e Dinâmica de Grupo
Noções de produção de espectáculo
Movimento
Estudo de excertos de Peças de Teatro e Técnicas de Encenação


Drama: a 1ª parte do curso será constituída por uma combinação de exercícios de psicodrama, construção de personagem e dinâmica de grupo, ferramentas necessárias ao trabalho de actor. A 2ª parte da disciplina de drama será dedicada à construção de um espectáculo que culminará numa série de apresentações em palco.
Comédia: Apreender e incentivar à construção de sketches de teor cómico, com uma linha de orientação nonsense e absurda. Através de exercícios de improvisação e da escrita de humor, os formandos poderão dedicar-se à pesquisa das soluções necessárias à construção dos sketches. Os melhores sketches serão apresentados num espectáculo final em palco, existindo a possibilidade de serem trabalhados e apresentados em registo audiovisual.

Duração: de 28 de Setembro de 2009 a 26 de Junho de 2010
Nº máximo de participantes (por turma): 12
Frequência: 2 sessões por semana
Horário: 19h-21:30h
Dias:
Turma I: Segundas e Quartas
Turma II: Terças e Quintas
Local: Sociedade Musical Ordem e Progresso (Rua do Conde, nº 77, 1º andar, Lapa, Lisboa)
Mensalidade: 50€

Inscrições:
so.arte.em.movimento@gmail.com
Para mais informações: 91 669 03 40 – 91 601 48 42

Formadores:

Florbela Oliveira
Desde os 14 anos que percorre as tábuas dos palcos, esteve em cena com textos como “A Casa de Bernarda Alba” de Frederico Garcia Lorca e "A voz Humana" de Jean Cocteau, com encenação de João Ricardo, “O Corvo" de Jean Paul Sartre. Na sua carreira como encenadora já lá vão 17 peças, encenou Luís Francisco Rebelo, Frederico Garcia Lorca, Lauro António, 2 musicais, entre outras. Teve o privilégio de ter trabalhado com Thais de campos, Tito Lívio, Manuel Coelho e o grupo de comédia Os Trapalhões (da Globo). Teatros onde esteve: Comuna, Teatro da Trindade, Malaposta, entre outros. É formadora de teatro há 11 anos... TV, sim algumas participações, novelas: Mundo Meu, Morangos com açúcar, Dei te quase tudo... Também participou em cinema onde trabalhou com o realizador Marco Martins, e outros do cinema francês.

Marco Pedrosa
Frequentou o curso de teatro do Circulo de iniciação teatral da Academia de Coimbra (CITAC) onde trabalhou com Teresa Faria, Nuno Coelho, Cristina Faria, Paulo Cruz, Fernando Ascensão, Paulo Neto, Alberto Lopes e Rui Pisco. Já em Lisboa teve formação de “Teatro visual” com John Mowat, “Shakespeare” com José Lobato e Jonathan Weightman, “técnicas de casting” com Patrícia Vasconcelos e “representação frente a câmaras” com a realizadora Raquel Freire. No Teatro Anónimo actuou em “Amor Plutónico”, a partir de Pierrot e Arlequim de Almada Negreiros, encenação de Ricardo Kalash, “Liquidação Total” e “Stereotipo”. Na Casa do Teatro actuou em “O Meu Caso” de José Régio com encenação de Ricardo Kalash e na Companhia de Teatro Contemporâneo fez “Modigliani”, peça encenada por Luísa Monteiro. Actuou na Casa da Comédia com os Improváveis sob orientação de Sanne Leijenaar. Encenou no Teatro Anónimo “Operação tempestade no deserto”, “O Gang do Multibanco”, “Liquidação Total” e “Stereotipo”.
Participou também em Publicidade no filme PT Meo rural juntamente com os Gato fedorento.