quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Workshop Commedia Dell'Arte - Lisboa

De 14 a 18 de Setembro 2009

Concebido e dirigido por Fabrizio Paladin

O objectivo principal deste workshop é fornecer aos alunos os blocos de construção fundamentais para a criação e interpretação de Commedia Dell’ Arte.

A Commedia Dell’ Arte tem entretido audiências há cinco séculos e acredito que possa continuar a fazê-lo por muitos mais, se a essência destes personagens indeléveis e as regras básicas deste jogo teatral forem transmitidas para as gerações vindouras.

Os estudantes trabalham com máscaras em pele originais de Antonio Fava, Fabrizio Paladin e Aaron Cromie.

Fabrizio Paladin

Actor, escritor, encenador, músico e compositor: não é fácil definir Fabrizio Paladin. É natural de Treviso, em Itália, e formou-se em Literatura e Filosofia na Universidade de Bolonha, onde se especializou em Commedia Dell’ Arte e Improvisação. Ao longo da sua carreira trabalhou com Aldo Sassi, Claudio Morganti, Carlo Boso e o mestre Antonio Fava, com quem iniciou uma longa colaboração que o levou a Tóquio e Honolulu. Produz e interpreta o seu próprio trabalho em Itália: “Dr. Jekyll and Mr. Hyde”, “Omaggio a Giorgio Gaber”, “Impresa Bellisima e Pericolosa”, “O Spettacolo morto de sono e fome, pleno d’amor”, entre outros, o que o levou à produção dos seus espectáculos e a outras actuações em Portugal, Eslovénia, Áustria, Alemanha, Ucrânia, Letónia, Japão, Havai e Estados Unidos. Mantém Workshops e Conferências em Itália, nos Estados Unidos (entre outros, no Actors Movement Studio em Nova Iorque e na Universidade de Artes de Filadélfia), na Ucrânia, Letónia, Alemanha e Portugal onde, depois do 1º Curso Internacional de Arte Cómica em Loulé, regressa em Setembro para o workshop de Commedia Dell’ Arte.

Vencedor do Prémio “Omaggio a Giorgio Gaber” de melhor talento em Música e Teatro 2004

Autor do livro “Il Teatro e la Maschera” (“O Teatro e a Máscara”) publicado pela Firenzelibri em 2008

Duração: 1 semana - 35 horas
De: Segunda, 14 de Setembro 2009
Até: Sexta-feira, 18 de Setembro 2009
Inscrições (limite de 20)
Até 1 de Setembro: 250€
Após 1 de Setembro: 280€

Local: SOU - Movimento e Arte
Rua Maria, 73 (ao Forno do Tijolo) - Lisboa
Metro Anjos
Bus 12 - 30 - 726
Eléctrico 28
211 547 790
927 340 852
www.sou.pt
info@sou.pt

“Fabrizio Paladin é um actor enérgico e carismático. [O seu workshop é] um meio valioso na transmissão dos princípios desta forma de arte secular.”
Gene Terruso – Director da Escola de Artes Teatrais, Universidade de Artes, Filadélfia

“O workshop de Commedia Dell’ Arte de Fabrizio Paladin e as suas actuações a solo, revelam-no como um verdadeiro mestre no género. Há algumas formas artísticas indígenas no Ocidente que sobreviveram até aos nossos dias: a Commedia Dell’ Arte é uma delas. Uma arte extremamente física, com movimentos e gestos codificados, a Commedia Dell’ Arte forneceu as fundações sobre as quais a maioria da comédia contemporânea foi construída. (…) Já vi uma mão cheia de espectáculos de Commedia Dell’ Arte e até frequentei dois workshops profissionais, assim como um curso de interpretação de Commedia, e todos ficaram aquém das minhas expectativas face a esta arte ilustre. O Fabrizio definiu um novo patamar na minha mente ao qual todos os artistas de Commedia devem atingir”.
Michael Pape -
http://caterwaulquarterly.com/node/67