quinta-feira, 27 de agosto de 2009

7º Estágio Internacional Jovens Actores e Performers

De 3 a 5 de 8 a 13 de Setembro de Setembro-11h as 14.30 h (Teatro da Vilarinha- Porto)

De 21 a 27 de Setembro de 2009 - 11h as 14.30 hs (Espaço Hiato - Lisboa)

O estágio direcciona-se este ano para cinco pontos que consideramos essenciais nos dias que correm para a trabalho profissional enquanto ator /atriz e/ou performer num contacto de eclipse companhia de arte: a partitura de acções físicas, a imagem criativa, o hiper texto, a dança fusão e canções sagradas e o concerto instrumental e a performance/instalação

O Estágio serve também para aferir possibilidades de integração de novos elementos na companhia bem como para a passagem de técnicas que caracterizam a missão da Eclipse Companhia de Arte, a TCF- Técnica Composição Ficcional e o EAT- Energetic Active Trainning

Direcção: António M. Rodrigues, assistencia de Ana Almeida e Rita Neves. Videplastia e direcção de cena de Cristina Tasqueira. Formadores assistentes Giancarlo de Aguiar e Jonas de Andrade.
Todas as informações e esclarecimento por favor contactar:

Eclipse Arte, associação Cultural reside no Espaço Hiato, Rua tenente Ferreira Durão , 68 A, Campo de Ourique, Lisboa.
Telm. 960140182

http://www.artereforcada.wordpress.com
http://www.eclipse-arte.blogspot.com/
eclipsearte@gmail.com


EAT - Energetic Activ Trainning
ATELIÊ
EAT
(ENERGETIC ACTIV TRAINNING)

EAT (4ª edição). (Porto). Encontro: Teatro da Vilarinha, de 2 a 5 e de 7 a 12 Setembro de 2009.

EAT (5 ª edição ). (Lisboa). Encontro: Espaço Hiato, de 17 a 20 e de 21 a 27 de Setembro(2 grupos). 9.30 h- 11 h.
Atelier
EAT
ENERGETIC ACTIV TRAINNING

Histórico da Prática do EAT.
O EAT é uma prática que respeita o tempo e espaço, cidade e perfil específico dos participantes, portanto tem a capacidade de adaptar a sua actividade em consonância com a integração do grupo em sua categoria de vida, arte e saúde.
O mais recente ateliê já realizado foi na cidade do Porto em 13 a 19 de julho de 2009. Os primeiros trinta minutos ocorreram no parque da cidade do Porto, junto ao mar na praia de Matosinhos próximo do Teatro da Vilarinha). foi dividido nas seguintes Acções: Acção I: 1 de 13 a 19 (Iniciação)
Acção II de 22 a 26 (exercitação) Acção III dias 29, 30, 31 (consolidação). Com encontros que variaram suas práticas que decorreram desde ao ar livre na natureza: praia e parque da cidade, até actividades internas no teatro.

O EAT tem vindo a desenvolver-se ao longo dos anos na Eclipse Companhia de Arte.
Hoje em dia ele agiliza-se num sistema de exercícios que visam aumentar a energia vital do indivíduo e a dinâmica do grupo preparando para os desafios do palco e da vida, duma forma activa, integrada e estruturada. O EAT proporciona a todos uma facilitação no contacto com a Arte Viva, com o movimento e com canto, a música, a poesia, o drama, o ritual e a festa.

(Noção de Performer).

“Performer, isto é, Actuante com letra maiúscula, é o homem de ação. Ele não é o homem que representa outro. Ele é um dançarino, um sacerdote, um guerreiro: ele está fora de géneros estéticos. O ritual é performance, acção consumada, acto. O ritual degenerado é um espectáculo. Eu não quero descobrir algo novo, mas algo esquecido. Algo que é tão velho que todas as distinções entre gêneros estéticos perdem a validade”.

(Grotowski).

António M. Rodrigues (1967) director artístico & actuante
Profissional licenciado em Estudos Teatrais, ramo Actor, Licenciado como Docente de Educação Física e Desporto, especializacão Actividades Rítmicas de Expressão. Universidade do Porto (1993). Director e actor do Teatro do Renascimento (1996-2000). Presidente de direcção, Director Artistico, Actor, performer da Eclipse Arte desde 2001.

Giancarlo de Aguiar (1979) actuante & psicólogo com Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal (ICPG), Parapsicologia Científica, em Portugal recebeu a equivalência à Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Lisboa, frequenta Mestrado em Filosofia da Natureza e do Ambiente. Desde 2003, conferencista e facilitador em congressos internacionais, na área da psicologia.

EAT (4ª edição) Local: Teatro da Vilarinha Porto

Rua da Vilarinha, 1386,
C.P: 4100-513. Porto, junto ao parque da cidade
Telm. 960140182,
Tel: 226108924;

EAT (5º edição) Lisboa, Local: Espaço Hiato e Jardim da Estrela.

Formadores: Antonio M. Rodrigues, Giancarlo de Aguiar com a colaboração de Rita Neves e Ana Almeida

Os primeiros trinta minutos ocorrem no jardim da Estrela.

António M. Rodrigues
telm.960140182