segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Workshop: "Body & Mind" - Lisboa

O Corpo…modulador de sensações, emoções e sentimentos, é a representação mais vincada da auto-identidade do indivíduo, podendo ser uma fonte de harmonia e bem-estar ou de indizível angústia.
Nele se projecta a realidade interna da história intra-psíquica de cada ser humano, expressando-se em agrado ou desagrado, prazer ou repugnância. E não importa as formas, o tamanho, os traços, os contornos e todas as inumeráveis manifestações que um corpo pode assumir: que resposta o observador por detrás do olhar obtém do espelho? “Este sou eu” ou “não me reconheço na imagem que vejo no espelho”?
A investigação (Carlat, 1997; Cabaj & Stein, 1996; Boxer, 1989; Braun & Crisp, 1980; Anderson, 1990; Herzog, Bradburn & Newman, 1990; Siever, 1994, etc) demonstra que os homens homossexuais e bissexuais não se sentem muito confortáveis com o seu corpo. Este facto pode parecer surpreendente já que muitos passam horas no ginásio! Este grupo de homens investe mais tempo e esforço no culto do corpo do que qualquer outro grupo populacional. Da mesma forma a investigação demonstra que os homens heterossexuais têm melhor relação com o corpo, seguida pelas mulheres homossexuais. As mulheres heterossexuais têm habitualmente uma relação com a imagem corporal pior do que dos dois grupos anteriores. O grupo que menos aprecia a sua aparência física é o dos homossexuais masculinos.
Vivemos numa sub-cultura sexualizada que premeia a beleza física e tanto os media como a publicidade bombardeiam-nos com imagens que reflectem um standard impossível de perfeição física. Nestas circunstâncias é fácil confundir quem nós somos e como nos vemos.
Em geral todos gostamos de ver corpos atraentes, mas no entanto cada vez mais homens, mesmo aqueles cujos corpos se podem considerar como muito atraentes, estão insatisfeitos com a sua aparência. Este problema pode conduzir à depressão e dificuldades na relação.
Se tem problemas em aceitar o seu corpo tal como ele é, existem soluções para ultrapassar esse problema, sendo a primeiro dos quais a tomada de consciência da existência do problema de uma forma séria. Não confunda a pessoa que você é com a sua aparência. Desenvolva a sua identidade de acordo com todos os seus atributos e valores.
Aprenda a apreciar todos os tipos de corpos, de todas as formas e feitios. Aprenda a perceber a verdadeira beleza que existe em cada um deles.
Este Workshop pretende ajudá-lo a perceber e sentir de uma forma muito prática, através dos mais variados exercícios, alguns dos quais com utilização da nudez integral, tudo o que ficou dito atrás, numa ambiente seguro, agradável e de grande respeito mútuo. Desafie os seus medos mais profundos e permita-se olhar-se sob uma nova luz, nascida de uma profunda vulnerabilidade e aceitação incondicional, reconstruindo a sua auto-imagem corporal do interior para o exterior, e descobrindo no corpo uma fonte de gratificação e prazer.

Os grandes objectivos são:
· Maior aceitação de si próprio tanto física como mentalmente numa perspectiva de “ser humano erotizado”.
· Promover uma melhor aceitação da sua imagem corporal.
· Descobrir novas formas de interacção com os outros numa base de aceitação incondicional.
Este workshop destina-se a homens de todas as orientações sexuais que queiram fazer este tipo de descoberta, abertos ao toque, à partilha de emoções, de novas sensações em si próprio e depois no grupo onde se inserem.
Pedro de Freitas1 e Bruno Fontinhas2

Data: 5 e 6 de Setembro (Sábado e Domingo) entre as 09:30h e as
17:30h.
Local: Calçada de Santo André, 33 – Lote 1- 5º Piso - Letra I (Metro: Martim Moniz e subir a Rua dos Cavaleiros que acaba na Calçada de Santo André)
Inscrições:
mind.body422@gmail.com (deixar nome e telemóvel)
Preço: 75 Euros (pagamento por transferência bancária até dia 4 de Setembro. É favor apresentar o comprovativo da transferência no 1º dia do Workshop). O preço não inclui os almoços (sugere-se levar snack e bebidas de casa, embora existam restaurantes na zona).
NIB: 0035.0673.00018915800.47

Médico, Sexologista Clínico (American Board of Sexology), Doutorado em Sexologia Clínica (American Academy of Clinical Sexologists – AACS), Professor Associado da AACS, Presidente do ILAS (Instituto Luso-Americano de Sexologia)
Psicopedagogo e Psicólogo Clínico. Psicoterapeuta transpessoal; Formação em massagem ayurvédica e tântrica