terça-feira, 25 de agosto de 2009

Workshop de Corporeidade e Teatro Dinâmico - Penafiel

PELO CORPO É QUE VAMOS
Workshop de Corporeidade e Teatro Dinâmico
com Mariana Ferreira e Rita Alves

Wilhelm Reich escreveu que o corpo é o inconsciente visível. É nele que estão registadas as memórias daquilo que queremos esquecer, como se todo o corpo fosse um enorme cérebro pensante. Com o Teatro Dinâmico, e num terreno seguro e contentor, entregamo-nos ao corpo, ao material emocional que o corpo contém, às vozes das várias partes do corpo, ao que nos querem contar, gritar, sussurar. Sentimos as histórias guardadas em nós, dentro da pele e da carne, e permitimos que aquelas que regem a nossa vida de hoje se manifestem, clarifiquem, descodifiquem.

Vamos sentir a força das palavras não expressas, das palavras e emoções que o corpo segura. Através de técnicas de Expressão Corporal e Teatro Terapêutico permitimos que, como um contador de histórias, o corpo flua livremente pelos dramas da nossa vida, dos nossos ancestrais, dos nossos relacionamentos. O corpo vai onde tem que ir, até onde quer ir, até onde consegue ir. Cada corpo é como um rio, com a sua própria corrente, com o seu próprio tamanho, ritmo e percurso.

Em Teatro Dinâmico exploramos, pela representação, as várias histórias que se desenrolam na nossa vida pessoal e nas comunidades em que trabalhamos e habitamos. Temos relacionamentos com tudo ao nosso redor, estes relacionamentos podem ser felizes e saudáveis ou causar-nos problemas contínuos e incapacitantes. Através da representação destas histórias é-nos permitido compreender as dinâmicas que temos com determinada situação ou pessoa.

O Teatro Dinâmico surgiu pela fusão intuitiva de três elementos – o Psicodrama, as Constelações Sistémicas e o Xamanismo. Foi no ano de 2003 que o psicoterapeuta e estudioso da cor Mark Wentworth num workshop onde ensinava os efeitos da cor ao seu grupo de alunos, propôs a representação teatral de diversas cores. Desta forma, profundamente intuitiva e espontânea, nasceu um método também com estas características, que viria a ser desenvolvido por Wentworth ao longo dos anos em parceria com amigos e alunos e, mais tarde, ensinado pelo mundo fora. Wentworth tem sido convidado a participar em diversas conferências mundias para exposição do Teatro Dinâmico junto a entidades de carácter humanitário, de ensino e psicoterapêuticas.

“Alguns já disseram que o corpo não mente, Mais que isso, ele conta histórias e em cada uma delas há um sentido a descobrir. Como o significado dos acontecimentos, das doenças ou do prazer que anima algumas de suas partes. O corpo é a nossa memória mais arcaica. Nele, nada é esquecido. Cada acontecimento vivido (…) deixa no corpo a sua marca profunda. Trata-se então de sabermos escutar cada uma das partes do nosso corpo, do ponto de vista físico, psicológico e espiritual” Jean-Yves Leloup

Mariana Ferreira
www.corpomeutemplo.blogspot.com
Rita Alves www.casacomvida.blogspot.com
www.dynamictheatre.blogspot.com
www.teatrodinamico.blogspot.com
www.dynamicheartproject.blogspot.com

Contacto para inscrição:
ritajsalves@gmail.com / 919872983

Investimento: 60€
Dia: Domingo, 20 de Setembro das 10:00 às 18:00
Almoço vegetariano feito com amor + coffee breaks: 10€
Local: Quinta do Outeiro, Penafiel

Pedimos que faça a inscrição até ao dia 16 de Setembro com o pagamento de 50‰ do valor do workshop (não reembolsável) para garantir o seu lugar, visto as inscrições serem limitadas!
O workshop realiza-se com o mínimo de 6 e o máximo de 12 participantes.Trazer roupa confortável. Gracias!