Curso Setembro 2009
Financiamento de Projectos Culturais através de Patrocínio e Mecenato
Objectivo: Conhecer as metodologias e os processos necessários à angariação de financiamento através de Patrocínio e Mecenato Cultural.
Destinatários: Organizações culturais públicas ou privadas: associações, cooperativas, fundações, etc. Estudantes e todas as pessoas interessadas em obter informação sobre Financiamento de Projectos Culturais através de Patrocínio e Mecenato.
Metodologia: As sessões serão divididas em períodos expositivos, de debate e de trabalho em grupo ou individual. Conferindo-se uma fulcral importância à participação e à experiência particular dos participantes e dos seus projectos culturais específicos.
Materiais: Será fornecido o Manual completo do curso, bem como o acesso a uma compilação documental em suporte digital, e outros papers relativos à temática do curso.
Declaração: No final será entregue aos participantes uma declaração de frequência do curso.
Local:
Associação Agostinho da Silva
Junta de Freguesia das Mercês Príncipe Real > Lisboa (Rua do Jasmim, nº 11, 2º)
Início: 22 Setembro 2009 Fim: 3 Novembro 2009
Duração: 14 horas (7 sessões de 2 horas) Horário: Terças-feiras, das 18 às 20 horas.
Nota1: O curso só se realiza com o minimo de 10 e o máximo de 20 participantes.
Nota2: Só serão consideradas inscrições as que forem efectivamente pagas até ao dia 18 de Setembro 2009.
Preço total: 55 euros (cinquenta e cinco euros) >>novo preço reduzido
Formador: Rui Matoso*
Conteúdos programáticos
1- Introdução:
a) Diferenças e semelhanças entre Patrocínio e Mecenato
b) O Marketing Cultural das empresas e o Marketing da Cultura dos projectos culturais
c) As Formas e os principais objectivos de Marketing Cultural das empresas
>>> Caso de estudo 1
2- Patrocínio de Projectos Culturais
a) O Patrocínio como ferramenta de marketing
b) Pesquisa e adequação de propostas
c) Etapas da construção de um projecto de Patrocínio
d) Organização e redacção da proposta de patrocínio (caderno/dossier de patrocínio)
e) Negociação
f) Estrutura base de um contrato de patrocínio
>>> Caso de estudo 2
3- Mecenato Cultural
a) Definição e tipos de Mecenato
b) Objectivos do Mecenato Mecenato Cultural de empresa – conclusões de um estudo
c) Legislação do Mecenato
d) A dedução fiscal dos donativos
f) O Processo de Mecenato
+info: www.culturaviva.com.pt rui.matoso@gmail.com tlm. 967863646
* Rui Matoso é gestor e programador cultural. É membro da direcção da Associação Agostinho da Silva onde executa um projecto de digitalização e divulgação científica financiado pelo Instituto Camões e pelo Centro de Filosofia da Fac. Letras da Universidade de Lisboa . É membro da Academia de Produtores Culturais (http://academiadeprodutoresculturais.blogspot.com/), onde promoveu dois seminários com Toni Puig (Barcelona), com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa/EGEAC, em Maio de 2009.É Mestre em Práticas Culturais para Municípios na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Dezembro 2008), tendo anteriormente realizado uma Pós-Graduação em Gestão Cultural na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2006). É formador certificado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (CAP). Ver C.V. completo.