quinta-feira, 27 de agosto de 2009

MITO – Mostra Internacional de Teatro de Oeiras | Mesas redondas

No ano em que a Vila de Oeiras comemora 250 anos, a Câmara Municipal de Oeiras em parceria com o SMAS de Oeiras e Amadora e a Companhia de Actores, apresenta MITO – Mostra de Internacional de Teatro de Oeiras.
MITO oferece uma programação eclética que se estende por várias salas e espaços públicos de Oeiras, e que pretende inserir os equipamentos culturais do Concelho no roteiro cultural da Grande Lisboa.

MESAS REDONDAS
(entrada livre)

- FESTIVAIS DE TEATRO – QUE DIRECÇÃO?
(7set 17h30 CAMB – Centro de Arte Manuel de Brito)

O festival de teatro tem origem no século VI a.C. grego, entre o mito e o nascimento da civilização ocidental, entre os rituais campestres e os cultos da urbe. Muitas foram as funções dos festivais de teatro ao longo dos séculos e uma imensa História se perde nos tempos por detrás deles. E hoje? O que é um festival de teatro no século XXI? Qual o seu valor? Esta mesa redonda pretende lançar o debate através da voz de quem se dedica a tal aventura.

Moderadora: Ana Coelho
Oradores convidados: António Terra, João Branco, José Rui Martins, Mário Moutinho, Mena Abrantes e Renzo Barsotti.

- O OLHAR DO CRÍTICO
(8set 17h30 CAMB – Centro de Arte Manuel de Brito)

Como se lê um espectáculo? Qual a diferença entre um mero espectador e um crítico de teatro? Como se escreve a crítica? É um exercício, dirão uns. É opinião, dirão outros. Qual o objectivo? Estas e outras questões serão debatidas na mesa redonda com os nossos convidados.

Moderadora: Ana Coelho
Oradores convidados: Miguel-Pedro Quadrio, Rita Martins, Rui Monteiro e Rui Pina Coelho.

- O TEATRO EM PORTUGAL – ONTEM E HOJE
(9set 17h30 CAMB – Centro de Arte Manuel de Brito)

A análise do Teatro em Portugal. A sua origem, evolução e estado actual! O Teatro antes e depois do 25 de Abril. O que se fez? O que se faz? O que mudou? O Teatro teorizado por quem sabe.

Moderadora: Armando Caldas
Oradores convidados: Armando Caldas, Luiz Francisco Rebello e Maria Helena Serôdio.

- TEATRO – SUBSTANTIVO MASCULINO?
(10set 17h30 CAMB – Centro de Arte Manuel de Brito)

A figura feminina foi sempre central no teatro. Das mulheres trágicas de Eurípides às heroínas de Racine, dos diversos tipos de Tchekov à Winnie de Samuel Beckett houve, em todas as épocas, mulheres que, no teatro, nos marcaram a vida. E do outro lado? Da escrita? Da encenação? E da vivência desta arte? Como é ser mulher? As nossas convidadas têm a palavra.

Moderadora: Ana Coelho
Oradores convidados: Cândida Bila, Márcia Breia, São José Lapa e Tânia Pires.