terça-feira, 25 de agosto de 2009

Workshop Artes Performativas Crianças

De 31 de Agosto a 4 de Setembro
Ao longo destes últimos anos, como é habitual no nosso percurso profissional temos vindo a realizar nas férias do ano lectivo (férias grandes, férias do Natal e férias da Páscoa) workshops e oficinas de teatro para crianças dos 6 aos 16 anos.
Este ano pretendemos descentralizar a nossa acção formativa, propondo aos jovens uma semana num local diferente. Durante 5 dias entre as 9:00 e as 18:00 os jovens irão passar por várias etapas artísticas tendo como pano de fundo um local de excelência.
As crianças e os indivíduos em geral, operam a níveis diferentes de desenvolvimento. Diferem em idade, género, interesses, aspirações, desenvolvimento físico e emocional, história de vida, capacidade física e intelectual. Todas estas diferenças contribuem para a sua individualidade e para diversas atitudes quanto à aprendizagem.
Este Workshop pode ajudar o aluno na construção da sua visão do mundo, articulando ideias, experiências e observando diferenças e semelhanças com os outros elementos do grupo; dar forma à expressão de atitudes acerca das tradições e hábitos culturais; exercitar e desenvolver formas de pensamento crítico.
As actividades performativas podem encorajar o desejo natural das crianças para o desenvolvimento da sua personalidade, ao mesmo tempo que lhes proporciona oportunidades para explorar uma larga variedade de contextos e situações que os conduzam à construção da sua visão do mundo.
João Rosa e Catarina Gonçalves

Objectivos:
Dinamizar novas experiências
Promover e encontrar apetências artísticas (arte de representar)
Noções teóricas e práticas das artes performativas
Apresentação/performance teatral
Metodologia:Sessões práticas.
Publico alvo:Dos 6 aos 16 anos.
Datas:31 de Agosto a 4 de Setembro 2009
Horário:Das 9:00 às 18:00 de segunda a sexta-feira

Espectáculo em horário a definir

Formadores:
Catarina Gonçalves inicia em 2002 a sua formação de actriz na Oficina Actores NBP e a sua estreia como actriz dá-se em 2003 na novela “Ana e os 7”, a sua formação fica concluída em 2005 tendo tido como professores nomes como; Maria João Serrão, Paulo Ferreira, Movimento Luca Aprea e Howard Sonenklar, Interpretação António Feio, Paulo Filipe, Helena Flor e Rui Mendes, História da Narrativa António Macedo, Actor e a Câmara José Fonseca e Costa, Técnicas de TV Aloysio Filho, Leitura Interpretativa Ermelinda Duarte. Desde a sua estreia em televisão participou em muitas outras produções, “Morangos com Açucar”, “Mistura Fina”, “Serranos”, “Bandos dos 4”, “Tu e Eu”, “Floribella” e “Chiquititas”. Em teatro “Antes de Começar” de Almada Negreiros, “Desassossego” de João Rosa e Catarina Gonçalves e “E sexo?! Não se fala de sexo?” de Isabel Stilwell, também dá voz a muitos spots publicitários para rádio televisão e cinema.

João Rosa Actor e encenador. Participou em várias série e novelas como actor em particular destaque na série “SOS CRIANÇAS” (TVI). Criou e encenou os espectáculos; “Desassossego” comédia sexual, “E Sexo?! Não se fala de Sexo? …” baseado no livro de Isabel Stilwell (Guia para ficar a saber ainda menos sobre as mulheres), “As Férias” teatro mudo (performance teatral de rua), Antes de Começar” de Almada Negreiros infanto-juvenil. Trabalhos de Cariz experimental como docente: “Degraus” baseado nas vivências dos participantes das oficinas de Teatro sénior módulo I. “Nem por Isso” trabalho final da oficina de teatro em horário pós-laboral. “A Casa de Bernarda Alba” de Federico Garcia Lorca, trabalho final do módulo II teatro sénior. “Dissonâncias Instaladas” de vários autores como; Helder Costa, Rodrigo Corte entre outros… trabalho final do módulo III teatro sénior. Trabalhos de criação: “Zé das Couves” comédia musical, “Chapelinho Rosa Shock” infantil musical baseado na história do Capuchinho Vermelho, “Brain Storm” baseado nos textos de William Shaskespeare, Oscar Wilde, Eurípedes e Brecht. Dirigiu a componente artística do Fórum Cultural de Alverca nos anos de 2001 a 2005 onde realizou somente peças de cariz experimental. Programou e produziu mais de 60 espectáculos em sala e ao ar livre entre música, dança e teatro. Colabora regularmente com o Teatro Nacional São Carlos, onde já participou na Opera “DIE WALKURE” de Richard Waguer e “MARIA DE BUENOS AIRES” opereta de Astor Piazzolla temporada 2006/07. No ano de 2008 referente à temporada lírica 2008/09 participou na ópera “Siegfried”conjunto da tetralogia de Wagner. Actualmente desenvolve as Oficinas de Teatro com o intuito de fomentar o interesse pelas artes de palco e performativas tanto na óptica do executante como no espectador. Paralelamente leva a cabo um trabalho de pesquisa/procura de novas estéticas teatrais.

Informações/Inscrições: MilKonteúdos Travessa do Miradouro, 16-A Quinta Grande, Alfragide

Telf: 21 2434222 91 4434864 967871038 E-mail: milkonteudos@hotmail.com

Parceria: www.joaorosaoficinasteatro.wordpress.com