quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Workshop/Performance: Viral Load - Évora

VIRAL LOAD
hancock & kelly live (uk)

WORKSHOP PERFORMANCE

16 A 22 DE SETEMBRO
APRESENTAÇÃO DIA 22 DE SETEMBRO
EDIFÍCIO DOS LEÕES UNIVERSIDADE DE ÉVORA


INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES
+351 933 175 392 +351 931 763 350
jaf@escritanapaisagem.net


7 dias de workshop para artistas vindos das artes visuais, performance e dança, interessados no corpo. O workshop explora métodos de colaboração e de trabalho a solo, a partir dos processos utilizados por Richard Hancock e Traci Kelly. O trabalho termina com uma performance duracional de 8h, apresentada no sétimo dia, a 22 de Setembro. Os participantes deverão estar
disponíveis para a natureza potencialmente explícita do material a desenvolver. As sessões são dirigidas em inglês.
Vagas limitadas. Inscreve-te já!


hancock & kelly live é um projecto de colaboração entre os artistas Richard Hancock (1977, UK) e Traci Kelly (1961, UK).
Desde 2001, Richard Hancock e Traci Kelly colaboram na criação de um corpus de trabalhos de live art, performance, vídeo e instalação, que questiona as possibilidades e os limites do diálogo e da troca entre os artistas, ou entre os artistas e o público.
O resultado é uma série de eventos viscerais e íntimos, comoventes e espectaculares.
Conhecidos pela exploração bela e brutal da materialidade do corpo, Hancock e Kelly apresentaram trabalhos com grande aplauso da crítica e do público em Inglaterra, em vários países da Europa, da América Central e da Austrália. Esta é a sua primeira apresentação em Portugal.
Os processos da companhia são rigorosos e profundamente políticos. Os seus resultados, são a poética e visceral exploração de todas as realidades corpóreas, culturais e sociais a que a companhia pertence, produzindo obras disruptivas, problematizando os géneros, a identidade e o desejo.
Em 2003, Hancock & Kelly começaram a explorar o mútuo fascínio pela política e poética da contaminação, partilhando saliva, leite e a respiração. Em 2005 iniciaram uma série viral intitulada Lone duets, uma sequência de seis performances a solo, em cada solo um respondendo ao trabalho do outro. Em 2006, Traci Kelly foi tatuada com o padrão do papel de parede da casa
da infância de Richard Hancock. Em 2007, Richard Hancock foi enterrado vivo sob o peso das memórias do seu público e 175kg de carvão. Em 2008, participaram pela primeira vez no Schelle 7 de Felix Ruckert (Berlim), num trabalho com outros sete artistas ao longo de oito dias, terminando com uma performance duracional de 8h.
Richard Hancock e Traci Kelly acreditam em correr riscos e em cruzar fronteiras, numa abordagem interdisciplinar entre prática, teoria, investigação e ensino.
As suas actividades artísticas podem situar-se genericamente em três categorias: performance colaborativa; solos ao vivo; criação site-specific. O seu trabalho tem contado com o apoio, entre outros, do Arts and Humanities Research Council, do Arts Council England, do New Moves International, da Bonington Gallery (Nottingham Trent University).
Mais informação em
http://www.hancockandkellylive.com.

Richard Hancock O seu trabalho cobre um largo leque de práticas visuais e performativas. Os seus interesses de pesquisa principais centram-se na performatividade da representação, incluindo a identificação, articulação e representação de corpos, na sua relação com as questões da masculinidade, etnicidade e sexualidade. Licenciado em Fine Arts pela The Nottingham Trent University, mestre em ‘Corpo e representação’ pela University of Reading, onde actualmente é doutorando.
Lecciona como professor visitante nas mesmas Universidades. Vive e trabalha em Berlim (DE).

Traci Kelly Licenciada em Fine Arts pela The Nottingham Trent University, mestre em Fine Arts pela UCE. A sua área de interesses actual passa pelas políticas da visão, fala e audibilidade, na sua relação com a representação do pessoal e do público, bem como nas subsequentes relações com a Live Art. Actualmente é doutoranda na University of Reading, onde é também professora convidada, assim como nas University of Reading, The Nottingham Trent University e no New College Nottingham. Vive e trabalha em Nottigham (UK).

WWW.ESCRITANAPAISAGEM.NET
INFO@ESCRITANAPAISAGEM.NET
+351 919 306 951 + 351 266 953 607
APARTADO 287, 7002-504 ÉVORA, PORTUGAL