terça-feira, 6 de abril de 2010

Workshop de jogo de cena e presença do actor - Lisboa

Jaime Mears e Pedro Fabião

Naked King Workshops
Lisboa - 10 e 11 de Abril (Nível I - 14 horas); 17 e 18 de Abril
(Nível II - 14 horas), das 10h às 18h na Central Tejo (Espaço da
Operação Nariz Vermelho)

Um trabalho sobre a presença em cena assente no uso de toda a energia
e entusiasmo de cada actor, na sua capacidade em aceitar a incerteza e
imprevisibilidade, e na humanidade ao mostrar o que lhe acontece nesse
processo.
Nos exercícios que propomos, tal como acontece perante um público, ter
um objectivo simples e entusiasmante ou envolver-se completamente num
jogo com outro actor são a melhor forma de não nos fecharmos em noções
como "acreditar", "sentir" ou ter "boas ideias", realidades
psicológicas e internas, que deixam o actor "fora de jogo".
Um convite a deixar de lado as personas que mantêm o actor num registo
previsível e a abordar o trabalho teatral de uma forma revigorante.

OBJECTIVOS
.Desenvolver a entrega e a liberdade num palco através do prazer em
acções e jogos simples e claros.
.Encontrar a presença única e o magnetismo de cada perfomer.
.Treinar a capacidade de agir sem certeza e de evitar o discurso
interno e psicológico.
.Deparar-se com a escolha: revelar-se ou não se revelar.
.Possibilidade de construir cenas, ou optimizar cenas já construídas
ou em estado embrionário.
.Cada caso será trabalho de forma específica.

PROGRAMA

Nível I
1º dia: Exploração dos princípios que sustentam o nosso trabalho: o
Jogo de Cena, Cumplicidade, Ponto Fixo, Major/Minor, Impulso e
espontaneidade, através de jogos e exercícios que resgatarão o prazer
inato e pessoal próximo do que é sentido por uma criança.
Progressivamente, esses jogos darão lugar a exercícios de
improvisação, partindo sempre do mesmo instinto lúdico. Neste primeiro
dia, o foco está em abrir-se ao uso do próprio prazer e impulso de
jogo, tomando consciência das forças contrárias – a inércia e o medo -
e decidindo cruzar a linha do conhecido e seguro.
2º dia: Exercícios e improvisações que possibilitarão aos
participantes continuar o trabalho a partir do prazer e do jogo em
cena. Exercícios de envolvimento em jogos claros com um parceiro.
Trabalharemos especificamente ainda a voz, o olhar, a relação de
status, e o coro para impulsionar o actor a sair da sua zona de
conforto e do discurso psicológico.

Nível II:
1º dia: Recuperação do estado e elementos trabalhados no Nível I,
focando crescentemente em cada actor na sua especificidade, tanto em
improvisações colectivas como num trabalho de atenção e desafio
individual. Descoberta de personagens em cada actor a partir do seu
entusiasmo. O jogo da personagem - a sensibilidade de dar apenas o
necessário para que o público possa sonhar vs. arriscar o suficiente
para que o público possa sonhar.
2º dia: Aplicação do trabalho na construção de cenas. Possibilidade de
uso de texto proposto por participantes ou de trabalho de criação
puramente físico.

FORMADORES
JAIME MEARS nasceu em Sydney em 1981 e reside desde 2008 em Paris,
onde estuda na École Philippe Gaulier. Membro fundador do Naked King
Theatre, em 2009. É licenciada pelo prestigiado National Institute of
Dramatic Art NIDA (2002). Actuou em várias produções da The Sydney
Theatre Company STC, uma das companhias de referência do teatro na
Australia. No âmbito do programa para escolas dessa companhia, ensinou
e encenou também várias produções. Participou nos workshops do UK
Shared Experience Company e da Compagnie Philippe Genty. Participou em
várias séries televisivas, destacando-se All Saints, McLouds
Daughthers e Home and Away. É professora no Open Program do instituto
NIDA, que oferece cursos intensivos especializados em teatro, cinema e
voz.

PEDRO FABIÃO nasceu no Porto em 1981. Desde 2008 reside em Paris e
estuda na École Philippe Gaulier. Licenciou-se em Psicologia mas desde
sempre dedicou mais tempo ao teatro do que aos estudos académicos. Fez
o curso de formação de actores do CITAC, participou em mais de uma
dúzia de produções no CITAC, Teatro do Morcego (Coimbra) e Companhia
Alter-Lego, de que é fundador. Foi dirigido por Paulo Castro, Sergio
Claramunt, Marcantonio Del Carlo, entre outros. Recebeu formação de
Carmem Paternostro, José de Abreu Fonseca, Volker Quandt, Denis
Bernard, Gabriel Chame Buendia, Koldovico Vio, Nicolas Bernard, Luisa
Sanchez Gaillard, Robert Steijn, Ângela de Castro, Nuno Pino Custódio,
Ami Hattab. Membro fundador do Naked King Theatre, em 2009. Orienta
workshops de teatro e clown desde 2006.

Número de participantes: 8 a 16
Custo - 50€ (2 Níveis: 90€)
Idioma: Português e Inglês
Inscrições: nakedkingtheatre@gmail.com
Agradecimentos: Circolando, CITAC e Operação Nariz Vermelho