quinta-feira, 31 de março de 2011

Curso de Escrita de Imagens Animadas - Lisboa

CIEAM/FBAUL

Estão abertas até 31de Abril as inscrições para o Curso de Escrita de Imagens Animadas do CIEAM/FBAUL (Centro de Investigação e Estudos Arte e Multimédia/ Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa), com Cátia Salgueiro. Este curso prático de criação narrativa e escrita de argumento para cinema de animação destina-se a estudantes de cinema, cinema de animação, ilustração, banda desenhada e arte multimédia; argumentistas, realizadores, animadores, professores e outros interessados pela criação narrativa e pelas imagens em movimento em geral.

O curso visa uma formação prática e intensiva na criação de narrativas para imagem animada. O programa desenvolve-se ao longo de dezassete sessões, ao longo das quais os participantes terão acesso aos conhecimentos teóricos e técnicos essenciais na criação e planificação de narrativas visuais (gráficas e cinematográficas), apoiados numa série de exercícios graduais.
Promove-se a experimentação e o reconhecimento das potencialidades formais e expressivas do cinema de animação e das imagens animadas em geral – através da exploração da escrita de e para imagens, da criação de narrativas sequenciais que relacionam palavra e imagem, e do desenvolvimento de argumentos pensados especificamente para universos simultaneamente plásticos e cinematográficos.

Iminentemente práticas, as sessões de trabalho serão também acompanhadas de exposições orais e debates a propósito de obras (poéticas, literárias, gráficas e cinematográficas) convocadas e programadas na especificidade de cada módulo. Os exercícios propostos para cada sessão serão resolvidos individualmente ou em grupo, conforme os objectivos pretendidos.

A última parte do curso é dedicada ao desenvolvimento de um projecto individual que será acompanhado, apresentado e discutido ao longo das suas diferentes fases. No fim do curso, sugere-se a criação de um portfolio a partir dos exercícios desenvolvidos.

As inscrições deverão ser efectuadas após selecção dos candidatos, com base numa entrevista com o formador e na avaliação do portfolio. Na entrevista, os candidatos deverão apresentar o seu portfolio em formato digital (imagens e textos em formato jpeg, ficheiros quicktime ou pdf) ou em papel. O envio de candidaturas e marcação de entrevistas deverão ser realizados através do e-mail inscricoes.cieam@fba.ul.pt ou do número de telefone 21 325 21 66.

Mais informações:
salgueirocatia@gmail.com (para esclarecimento de dúvidas sobre os conteúdos programáticos do curso
incricoes.cieam@fba.ul.pt (para envio de candidaturas ou outras questões relacionadas com a inscrição)
http://www.fba.ul.pt

Contactos:
Maria Teresa Sabido
CIEAM – Centro de Investigação e de Estudos Arte e Multimédia
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058 Lisboa
T. + 351 21 325 21 66