segunda-feira, 28 de março de 2011

Oficinas de Teatro Abril e Maio 2011 - Lisboa

Workshop Dança Contemporânea Lisboa
Explora-se o movimento do corpo através de exercícios que visam aumentar a consciência corporal e postural. Desenvolve-se a utilização do corpo no espaço, fazendo uso da improvisação e do trabalho criativo, interpretativo e sensorial. O objectivo principal da aula é solicitar ao corpo actividade, preparação e versatilidade. Pôr o corpo em movimento trabalhando-o de uma forma construída, organizada para que possa usufruir da sua liberdade em consciência. A aula tem início no chão fazendo-se uma progressão para a vertical estabelecendo-se assim diferentes relações do corpo com a gravidade. A prática inclui a improvisação e a composição, a pesquisa de movimento, individualmente ou em grupo, procurando potencialidades, qualidades coreográficas e, sobretudo, a presença dum corpo consciente e expressivo.
Local: Casa do Artista, Morada: Estrada da Pontinha nº 7 1600-584 Lisboa (metro: Carnide linha azul)
Horário: 4, 5, 6, 7 e 8 de Abril 2011, das 20:00 às 22:00
Total:10 horas
Destinatários: Para todos aqueles que pretendem realizar uma experiência performativa na dança Contemporânea.
Valor do Workshop: € 50,00
Formador: Yann Gibert
Página: http://joaorosaoficinasteatro.wordpress.com/workshop-movimento-contemporaneo/

Workshop artes Performativas Férias da Páscoa no Museu da Agua
De 11 a 20 de Abril de 2011 entre as 9:00 e as 18:00 (excepto sábado e domingo)
Na prática dramática, imaginação, ideias e sentimentos são representados através do movimento, do som, da imagem e da acção dramática. Conhecer as convenções e as regras da linguagem dramática e teatral habilita as crianças a criar formas que tornam mais concretas as suas ideias e sentimentos, estabelecendo assim o conhecimento de si, dos outros e do mundo. Nas actividades dramáticas e performativas, é clara a intenção de comunicação de construção e interpretação de sentidos como forma de comunicar com o nosso mundo interior e com o mundo em que vivemos.
Este Workshop pode ajudar o aluno na construção da sua visão do mundo, articulando ideias, experiências e observando diferenças e semelhanças com os outros elementos do grupo; dar forma à expressão de atitudes acerca das tradições e hábitos culturais; exercitar e desenvolver formas de pensamento crítico. Durante 8 dias entre as 9:00 e as 18:00 as crianças/jovens irão passar por várias etapas artísticas tendo como pano de fundo o Museu da agua.
Objectivos:
Dinamizar novas experiências, promover e encontrar apetências artísticas, noções teóricas e práticas das artes performativas, apresentação/performance teatral.
Metodologia:
Sessões práticas.
Local de Formação:
Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos
Morada: Rua do Alviela, 12 - Lisboa 1170-012 Lisboa
Publico alvo:
Dos 6 aos 16 anos.
Apresentação do trabalho final (performance teatral) dia 20 às 17:00 para pais, familiares e amigos.
Para se inscrever basta solicitar ficha de inscrição preencher e reencaminhar para o e-mail producoesteatrais2@gmail.com
Webpage: http://joaorosaoficinasteatro.wordpress.com/workshop-artes-performativas-criancas/

Workshop À descoberta do Teatro Maio 2011 Lisboa
Dias: Sábado 14 e Domingo 15 de Maio 2011
A oportunidade de descobrir o seu “eu”, expandindo corpo, espírito e mente. Num ambiente lúdico, mágico e com pessoas interessantes, vai poder descobrir que somos espectadores e actores. Descobrindo o teatro, o ser descobre-se humano. O teatro é isso, A arte de nos vermos a nós mesmos, a arte de nos vermos vendo!
Programa:
A expressão oral e corporal;
Autoconhecimento;
estímulo de todos sentidos;
incentivo à criação;
percepção e memorização;
auto-estima;
métodos que auxiliam a interpretação e representação de emoções.
Local: Casa do Artista, Morada: Estrada da Pontinha nº7. 1600-582 Lisboa.
Horário: Das 9:00 às 18:30.
Caracterização do público-alvo:
Qualquer pessoa que sinta uma enorme vontade de fazer algo diferente de sair da rotina, viver uma nova aventura e ter consciência do seu ser, daquilo que somos e daquilo que queremos. Basta somente ter entre 16 e 60 anos.
Formador:
João rosa (encenador)
Website: http://joaorosaoficinasteatro.wordpress.com/workshop-teatro/
E-mail: producoesteatrais2@gmail.com

Workshop leituras encenadas
O encenador João Rosa vem propor uma nova aventura, desta vez, dirigida aos amantes da leitura e do teatro. Trata-se de um workshop onde a leitura será a figura principal. Nesta acção colectiva o objectivo principal é trabalhar textos poéticos e desenvolvê-lo durante 3 semanas.
Programa:
Leitura, ritmos, caracterização de personagens, dicção, articulação, valor das palavras e projecção vocal. Construção e interpretação de personagens.
Publico alvo: Actores, estudantes de representação, curiosos, apaixonados pela leitura, simples aventureiros. Em suma para quem quiser.
Datas: 10 a 26 de Maio
Horários: Terças e quintas das 20 às 22 horas
Nº máximo de participantes: 15
Nº mínimo de participantes: 10
Custo: € 40,00
Local de Formação: Casa do Artista
Webpage: http://joaorosaoficinasteatro.wordpress.com/workshop-leituras-encenadas/