sexta-feira, 25 de março de 2011

Seminário A Sismografia da Cultura

com António Guerreiro

!ALTERAÇÃO DATAS!

Dias 02, 09, 16, 30 de Abril e 07 de Maio (sábados) das 15h às 18h
No EDIFÍCIO | Forum Dança e O Rumo do Fumo
Preço: 60€ | Estudantes: desconto 40% para grupos superiores a 5 pessoas/estudantes | 30% desconto para artistas, desempregados, menores de 30 anos e maiores de 65 anos

Inscrições via email: larascarvalho@forumdanca.pt

+ info em:
http://www.forumdanca.pt/edificio/index.html
http://www.orumodofumo.com/index.php

A SISMOGRAFIA DA CULTURA (Passagens por Walter Benjamin e Aby Warburg)
Nas duas primeiras décadas do século passado, os “diagnósticos da cultura”, motivados quase sempre por um profundo pessimismo cultural, tornaram-se quase um género autónomo. A metáfora do sismógrafo (ou outra metáfora da mesma família) é então usada por uma constelação de autores. Por exemplo: Aby Warburg, Hugo von Hofmannsthal, Karl Kraus e Walter Benjamin.
Fazendo um breve percurso por este universo de escritores sismógrafos, deter-nos-emos sobretudo em Aby Warburg (1866-1929) e Walter Benjamim (1892-1940), duas figuras maiores do século XX que contribuíram decisivamente para as configurações conceptuais do tempo em que vivemos. Se Benjamin é um dos autores mais lidos e influentes nas áreas da teoria da cultura, da arte e da história, já Warburg permaneceu até há pouco tempo num certo desconhecimento, do qual emergiu em grande força na última década. A aproximar estes dois autores está uma concepção da história e da cultura que encontra na questão da imagem um dispositivo fundamental. A ideia de «imagem dialéctica» em Walter Benjamin pode ser posta a par da visão warburguiana da imagem como «fórmula de pathos», como energia onde se polariza a memória cultural e as leis da sua transmissão trans-histórica. Tentando construir um “Atlas das imagens», Warburg chega à ideia de uma esquizofrenia da cultura ocidental, sempre dividida entre o pólo racional e o pólo mágico-demoníaco; e é na «imagem dialéctica» que Benjamin concentra a sua ideia de que os fenómenos históricos só chegam ao «momento da sua cognoscibilidade» quando são postos em sincronia (ou em constelação) com momentos anteriores e posteriores da história.
António Guerreiro

EDIFÍCIO | Forum Dança e O Rumo do Fumo
Rua Rodrigues Faria 103 - LX Factory
1300-501 Lisboa
Telefones | Forum Dança +351 21 342 89 85 | O Rumo do Fumo +351 21 343 16 46/7
www.forumdanca.pt | www.orumodofumo.com