No próximo dia 16 de Abril de 2011, o colectivo zaat associa-se a Iparkart e leva as ruas de Lisboa num evento europeu de divulgação artística contemporânea que junta cidades como Toulouse, Caen, Naples, Turin, Madrid, London, Sassari, Kazan..
I Park Art é um projecto de guerilla criativa urbana cujo intuito é a re-apropriação do espaço público pela acção artística. A ideia concentra-se na ocupação temporária dos lugares de estacionamento após o devido pagamento do bilhete. Através o acto do pagamento, estabelece-se um contrato de alojamento que prevê um acordo de ocupação temporária do espaço público.
A cidade contemporânea vê cada vez mais os seus espaços ocupados pelos carros de uma maneira obsessiva e compulsiva.
A alteridade do uso do lugar de estacionamento pretende assim desenvolver o fenómemo de sociologia urbana “serendity”, seja a capacidade de provocar espânto. O interesse é levar as artes no centro da cidade e no meio da população urbana através uma intervenção que apela a surpresa. Surpresa e espanto são sem duvida fontes de reflexão e de questionamento.
Procura-se artistas, criadores, coreógrafos, criativos, músicos... cujo montagem dos projectos e trabalhos artísticos é rapido e facil a transportar para participar no I park art no dia 16 de abril a partir das 15 horas nas ruas de Lisboa.
A zona de intervenção será divulgada no último momento.
Sff enviar os seus dados (nome do artista, titulo e formato do projecto, pesquisa artistíca e curriculum) no email: ipalisbon@gmail.com.
Uma ideia original de iparkart (www.iparkart.com) com a organização e a produção da zaat (www.zaat.net)