com Ana Piu
Onde está o meu nariz?!
Sáb e Dom, 2-3 Abr
14h30-19h30
Preço: 50€ (45€ até 1Abr, 40€ grupos de mínimo 4 pessoas)
Apresentação
O nariz de palhaço é a máscara mais pequena do teatro. Ao invés de cobrir, de esconder, o nariz dilata o rosto e as emoções que se expressam através de o olhar. Disponibilidade, vazio inocência, curiosidade, liberdade, compromisso, coragem, divertimento, disciplina, humor, imaginação, espontaneidade, prazer, esperança, amor, carisma são as forças motrizes que pautam o trabalho.
A segmentação da acção, o golpe de máscara, o contacto directo com o público, a pausa a três tempos e o foco da acção possibilitarão que a escuta, o estado de alerta, a visão periférica se afinem proporcionando uma limpeza nos gestos e nas acções.
Conteúdos
. Reflexão individual e colectiva sobre os conteúdos programáticos
. O vazio
. O estado do palhaço
. O prazer de estar no tempo presente
. O ridículo e a sua poética
. O Eu em relação com o espaço
. O Eu em relação com o outro
Metodologia
Articulação das aulas práticas com o interesse pela pesquisa, abertura de horizontes artísticos no enquadramento internacional e sistematização teórica dos conteúdos desenvolvidas na aula e de visualização de materiais áudio visuais.
A reflexão e o debate (sem cair em devaneios intelectuais, pois é um trabalho essencialmente baseado na emoção e não na racionalização) serão momentos fulcrais no desenvolvimento consciencioso do trabalho. Trabalhar-se-á a inteligência emocional ao serviço da actuação em cena.
Ana Piu
Faz parte dos Doutores Palhaços do Opereção Nariz Vermelho desde 2003. Lecciona clown e teatro do gesto no Evoé e na Estal (Lisboa).
Orienta workhops de Clown em diferentes locais, nomeadamente no Teatroesfera, Mil e uma Danças entre outros.
Actualmente lecciona no Espaço Evoé aulas de Clown. No Teatroesfera encenou,juntamente com Paula Sousa, Achtung! e neste momento encena uma nova produção com a mesma companhia, sendo o teatro do gesto, a máscara e o clown a linguagem abordada.
Trabalha como actriz de teatro, desde 1995, em várias companhias e projectos (Teatro ao Largo, O Bando, Teatro Joana, CENDREV, Teatro Meridional ) e encenadores João Ricardo no Teatro Nacional em “Sonho duma Noite de Verão”, com John Mowat na companhia do Chapitô em “O Café”. Em 1999 criou Bip Bip Teatro apresentando o espectáculo “Das duas, duas e o chapéu de coco” em Portugal, Espanha e Brasil.
Colabora com o Chapitô em animações teatrais. E é contadora de histórias em bibliotecas e outros espaços.
Faz parte do Teatro Ka, companhia de artes de rua, onde actua em “Uruboru” (espectáculo em andas)
Actualmente tem dois espectáculos em carteira “Dona Estrela” (teatro e contação de histórias) e “Já Tá” (espectáculo para bebés) a solo.
Em 1999/2000 leccionou aulas de improvisação e movimento teatral no Estabelecimento Prisional de Tires, orientou aulas de Expressão Dramática alunos do 1º ciclo através do Teatro Esfera.
Protagonizou alguns spots publicitários, entre 1998/99, para a Mega fm, Sumol, Telecel, TV Marcelo.
Fez dobragens no País Basco em 1999.
Inicia a sua formação artística em 1991 no curso de actores do IFICT (Lisboa), ingressa em 1992 na Escola de Teatro de Évora. Em 1996/97 é bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian para estudar na École International du Thêatre Jacques Lecoq.
Ao longo do seu percurso artístico participa em vários workshops (Theatre du Mouvement, Stan, teatro do gesto com J. Mowat, etc…), assim como na formação interna promovida anualmente pelo Operação Nariz Vermelho direccionáda para o trabalho de clown. André Riot-Sarcey, Ângela de Castro, Sergio Claramunt, Ricardo Pucceti, Amy Hatab são alguns dos formadores internacionais desta vertente da arte performativa.
Licenciada em Antropologia no ISCTE- Lisboa.
1001Danças no Ateneu Comercial Lx
Rua Portas de Sto Antão, 110
(ao lado do Coliseu dos Recreios
metro Restauradores/Rossio)
INFO e INSCRIÇÕES:
966509624 - 918762225
info@dancalisboa.com
http://www.1001dancas.com