quinta-feira, 17 de março de 2011

Projecta 2011 - Concurso de Ideias para Jovens Arquitectos

No âmbito do Ano Internacional da Juventude da ONU, o Ministério da Cultura, a Direcção Geral das Artes (DGArtes) e o Instituto Português da Juventude (IPJ) irão desenvolver, durante o ano de 2011, sob coordenação da DGArtes, o programa PROJECTA 2011. Este programa visa incentivar, divulgar e homenagear a criação nacional emergente através de um conjunto de iniciativas inter-relacionadas a nível cultural, artístico, social, político, económico e tecnológico.

Na passada sexta-feira, dia 11 de Março, teve lugar na Reitoria da Universidade de Aveiro a sessão oficial de lançamento de PROJECTA 2011. O evento contou a presença do Reitor da Universidade de Aveiro, Manuel António Cotão de Assunção, da Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, e da Ministra da Saúde, Ana Jorge. Nesta cerimónia, apresentada pela Embaixadora para a Juventude Cláudia Semedo, foi apresentada a estrutura arquitectónica que vai servir de suporte à exposição itinerante do programa PROJECTA 2011, executada pela OPO'Lab - Centro de Pensamento e Desenvolvimento Criativo, o concurso de ideias destinado a jovens arquitectos e designers e o portal http://www.youngcreators.net.

O concurso de ideias para jovens arquitectos e designers tem em vista a criação de um objecto, quiosque ou peça escultórica para figurar em hospitais nas cinco regiões de Portugal - Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve. Esta iniciativa pretende estimular a criação artística para contextos diferenciados e recolocar questões relacionadas com a cidadania e a promoção da qualidade de vida, em contextos sociais e comunitários que, geralmente, não são intervencionados pela criatividade e pela arte.

A exposição itinerante que integrará o programa PROJECTA 2011 conta com a curadoria dos profissionais do Young Creators Network - Plataforma de Promoção e Gestão Cultural e Artística. Os conteúdos da exposição serão adaptados aos diferentes locais onde esta se vai realizar e produzidos por criadores nacionais seleccionados a partir da plataforma www.youngcreators.net.

A exposição percorrerá diferentes regiões do país, tendo como público-alvo preferencial os jovens, e apresentando trabalhos e conteúdos desenvolvidos por jovens criadores (18 aos 35 anos), nomeadamente empreendedores, investigadores, criativos, estudantes e profissionais das diversas áreas artísticas tuteladas pela DGArtes (arquitectura, artes digitais, artes visuais, cruzamentos disciplinares, dança, design, fotografia, música e teatro). Com recurso a suportes virtuais/imagéticos (imagem, vídeo, projecção) e centrada na inovação e no trabalho artístico jovem, pretende-se conseguir uma mostra representativa da criatividade nacional emergente.

Mais informações:
http://www.youngcreators.net