quinta-feira, 7 de julho de 2011

BOX PROJECT 2.0 - programa de formação multidisciplinar em artes - Guimarães




Em Julho deste ano, o Centro Cultural Vila Flor (CCVF) retoma a aposta no projecto BOX PROJECT – programa de formação multidisciplinar em artes, numa co-produção com a ASAS DE PALCO – escola de artes performativas (ADP), em Guimarães.
Guiados pela aposta forte na formação em ambiente não formal em artes multidisciplinares, o CCVF e a ADP promovem um programa de formação multidisciplinar e integrado para públicos dos 6 aos 99 anos que desejem iniciar formação na área das artes, aprofundar conhecimentos ou explorar outras áreas de trabalho artístico de forma integrada, uma vez que a inscrição no projecto pressupõe a participação em todos os workshops.
Os formandos são convidados a participar em cinco dias de formação que trazem a Guimarães formadores multifacetados e inovadores com trabalhado firmado nacional e internacionalmente como é o caso de Pedro Penim (Teatro Praga) ou Ricardo Machado e Rafaela Salvador (Companhia Olga Roriz), que nos trazem uma abordagem renovada ao mundo do teatro e dança contemporânea e valores locais reconhecidos como o José Lemos e João Guimarães que nos propõem uma viagem inédita pela produção musical e construção de instrumentos. Para os amantes do design de luz, o Box Project representa a oportunidade de trabalhar com Wilma Moutinho – referência profissional da área –, que tem vindo a assinar produções de relevo da cena performativa nacional, bem como as últimas digressões dos Clã. Joana Antunes, bailarina e coreógrafa vimaranense com vasta experiência em técnica clássica, técnica contemporânea e programas de iniciação à formação artística, dirige o projecto e assume a formação em composição coreográfica – área transversal ao programa e estrutural às apresentações finais.
Os espaços de formação aos quais chamamos WORKBOXES são mais do que um meio físico para a execução de programa de formações. São, antes, plataformas para a transmissão de conhecimentos e acção sobre esses mesmos conhecimentos, através da experimentação, improvisação e composição, sob a orientação de um formador e artista.
Para além do programa de formação, os vários grupos frequentarão aulas de improvisação e composição por forma a criarem uma pequena apresentação final em formato de site specific nas instalações do CCVF (exteriores). Estas apresentações pretendem ser o reflexo e o resultado da formação dada ao longo da semana, especialmente preparadas e relacionadas com o espaço frequentado pelos formandos.
Os formandos devem trazer material para registo de informação: lápis, caneta, papel, máquinas digitais, etc. Para a aula de técnica contemporânea devem ser trazidas roupas e calçado confortáveis.

WORKBOXES E FORMADORES:
COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA: Joana Antunes
TEATRO: Pedro Penim
DANÇA CONTEMPORÂNEA: Ricardo Machado e Rafaela Salvador
DESIGN DE LUZ: Wilma Moutinho
PERFORMANCE: Vera Mota
PRODUÇÃO MUSICAL: João Guimarães
CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS: José Lemos
CARACTERIZAÇÃO DE CENA: Sara Jesus
STENCIL: Paulo Loureiro

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
SEG 18 – SEX 22 JULHO
CCVF: PEQUENO AUDITÓRIO | ESPAÇO OFICINA | SALA DE ENSAIOS|
ASAS DE PALCO: ESTÚDIOS
HORÁRIO: 10:00-13:00; 15:00-18:00
IDADE MÍNIMA DE PARTICIPAÇÃO: 6 anos
DATE LIMITE DE INSCRIÇÃO: 11 DE JULHO.


Asas de Palco - Escola de Artes Performativas
Assembleia de Guimarães
Rua Professor Egas Moniz, 4810-027 Guimarães
T.: 91.2002327 | @: asasdepalco.producao@gmail.com