sexta-feira, 11 de março de 2011

COMUNICADO

Caros Coffeepasters,

A ideia do Coffeepaste surgiu de uma análise que fizemos do “mercado”, em que nos apercebemos que a falta de organização no acesso à informação levava a que os praticantes de artes performativas nem sempre estivessem devidamente informados acerca das oportunidades disponíveis (castings, audições, estágios, workshops, formações, festivais e outras). Dessa análise, passámos à acção e tentamos fazer algo que alterasse essa situação. A ferramenta que encontramos foi o Coffeepaste: Uma iniciativa de três pessoas, que dão parte do seu tempo em prol de algo que julgam ser útil.

O objectivo era que funcionasse como uma plataforma de partilha de informação nas áreas relacionadas com as artes. A nossa intenção era que a comunidade se envolvesse (artistas, entidades, e pessoas do meio), o que infelizmente só tem acontecido pontualmente. A ideia era que o blog vivesse da informação que recebemos, e não apenas da nossa pesquisa.

Sendo certo que não podemos anunciar oportunidades que, existindo, não chegam ao nosso conhecimento, estamos limitados aos conteúdos que recebemos.
Por muito que quiséssemos, não nos cabe policiar e controlar todos os anúncios que nos são enviados. Não temos meios para tal. Na própria descrição do blog consta que os interessados se devem informar detalhadamente sobre as acções anunciadas, antes “de se meterem em viagens”.

Depois de reflexão, decidimos que os anúncios de trabalhos profissionais não remunerados deixarão de ser publicados. Se se tratar de projectos escolares ou amadores, esse facto deverá ser bem explícito no texto do anúncio.
Lembramos mais uma vez, que os interessados deverão informar-se detalhadamente e atempadamente acerca da acção anunciada.

Gostaríamos de apelar a um vosso maior envolvimento no nosso projecto. Para além de utilizarem e desfrutarem do Coffeepaste, participem e partilhem informações que tenham obtido ou pesquisado, e que achem relevantes para a comunidade das artes. A informação não tem que ser apenas nacional. O intercâmbio cultural é cada vez mais frequente e cada vez faz mais sentido. O nosso email é o do costume: expressoblaster@yahoo.com.

Obrigado aos mais de 3000 seguidores e utilizadores do Coffeepaste!

Café Cheio (Pedro Mendes)
Galão (Carlos Custódio)
Bica Curta (Rita Lucas Coelho)