quinta-feira, 3 de março de 2011

Programa de Residências Art Enclosures - Fondazione di Venezia

A Fondazione di Venezia anuncia a próxima residência do Project “Art Enclosures” – Residências para Artistas Visitantes Internacionais, que terá lugar em Veneza nos meses de Junho, Julho e Setembro de 2011. O Projecto consiste num período de residências de três meses, abrangendo uma série de actividades e constituindo uma oportunidade única de afirmação e visibilidade para dois artistas emergentes, com idade não superior a 40 anos, provenientes do continente africano.

O programa de residências disponibiliza espaços de trabalho e parte dos materiais necessários para criar um trabalho artístico que deverá estar terminado no final da residência de três meses. Os artistas visitantes terão ocasião de estabelecer contacto com outros artistas locais e internacionais, bem como de se envolverem nas actividades culturais dirigidas pela Fondazione di Venezia e seus parceiros institucionais e ainda a possibilidade de visitar, a título complementar, algumas das principais exposições e museus da zona. No final da residência, realizar-se-á uma pequena exposição das obras produzidas com o apoio dos próprios artistas. Também no final do período de residências, será publicado um catálogo sobre o projecto.

O Projecto cobre, por artista:
- despesas de deslocação (ida e volta) entre o país de origem do artista e Veneza;
- alojamento em apartamentos disponibilizados pela Fondazione di Venezia;
- uma bolsa mensal de 700 euros ilíquidos para despesas de estadia e de deslocação em Veneza.

Prazo de apresentação de candidaturas: 30 de Março de 2011

Os seguintes materiais deverão ser enviados para o e-mail artenclosures@fondazionedivenezia.org :
- portfolio geral com um mínimo de 10 trabalhos (incluindo legendas);
- curriculum vitae (com indicação do endereço de e-mail mais utilizado e número de telemóvel que permita contactar o candidato);
- declaração artística sucinta (máx. 600 caracteres) em Inglês ou em Francês;
- proposta (máx. 600 caracteres) do projecto/trabalho artístico que poderá ser desenvolvido/criado durante o período de residência (em Inglês ou Francês).

Nota: o portfolio deverá ser enviado em formato PDF ou/ e como uma sequência de imagens em formato JPG; todos os textos deverão ser enviados em extensão PDF ou RTF.

Para mais informações:
http://www.fondazionedivenezia.org/artenclosure