COM MADALENA VICTORINO
A coreógrafa, professora e programadora Madalena Victorino irá coordenar o próximo workshop de "Módulos Nómadas", um projecto do alkantara, coordenado por Filipa Francisco, que pretende criar uma plataforma experimental de formação e sensibilização para a dança contemporânea a partir da realização de workshops intensivos numa lógica itinerante. Este projecto, apoiado pela Iniciativa Bairros Críticos - Cova da Moura e pela Direcção-Geral das Artes, teve início em Novembro 2010 e contou já com as colaborações de Bruno Cochat, Guilherme Garrido, Margarida Mestre, Sofia Dias e Vítor Roriz. O próximo workshop, desta vez com Madalena Victorino, é sobre o tema "Danças dos Dias" e realiza-se nos dias 5 e 6 de Março, das 10h00 às 17h30, no Salão da Associação de Solidariedade Social Alto Cova da Moura, Amadora. As inscrições estão abertas.
"Danças dos Dias"
"Um workshop para resgatar dos dias de trabalho, dos dias de festa, dos dias de tristeza, dos dias de férias, dos dias de bairro, muitos movimentos que andam por aí despercebidos. Esses movimentos, também são a coisa da dança. É só uma questão de estar atento, de os agarrar com os braços e as pernas e pô-los a entrar pela porta de um espectáculo. Uma rua, é um teatro. Um café é um teatro, a nossa casa é o nosso teatro. Os corpos são tanto mais bonitos, quanto mais perto dos dias da vida, estiverem. Observação, roubo, desvio, combinação, construção de sequências de movimento com sentido para o bairro aonde pertencem."
Madalena Vitorino
Coreógrafa, professora e programadora
Estudou e formou-se em dança contemporânea, composição coreográfica e pedagogia das artes no The Place, London School of Contemporary Dance, no Laban Centre/Goldsmith’s College, University of London e na Exeter University nos anos 70 e 80 no Reino Unido. Desde então, vive em Portugal e nestas últimas 3 décadas, o seu trabalho tem vindo a evidenciar-se pela criação de muitos projectos culturais e artísticos de dimensão comunitária, que sempre se vocacionam para a aproximação entre discurso e prática artística e a sociedade em geral. Interessa-se também pelo público jovem e cria no Centro de Pedagogia e Animação do Centro Cultural de Belém, entre 1996 e 2008, o primeiro espaço em Portugal, de programação de fruição artística internacional para um público jovem. Lecciona em múltiplas instituições de Ensino Superior. Cria múltiplas peças coreográficas que frequentemente envolvem pessoas de idades e com experiências de vida muito diferentes e intérpretes profissionais. Tem ganho vários prémios com os seus projectos. O seu trabalho é reconhecido pela sua carga humanística. Vive preocupada com a importância da educação artística de cada e todas as pessoas.
Horário: 10h00 - 17h30
Local : Salão da Associação de Solidariedade Social Alto Cova da Moura | Rua do Vale 11
Cova da Moura | Amadora
Inscrição obrigatória através de email ou telefone, para os seguintes contactos:
alkantara | Ana Riscado - ana.riscado@alkantara.pt |213 152 267 |91 519 40 02
Iníciativa Bairros Críticos | Gab. Cova da Moura | Rua Princípal 16 | Cova da Moura | Amadora
Jorge Nunes - gabcovamoura.jn@gmail.com | 214 905 607 | 92 659 73 24
Mais informações:
http://www.alkantara.pt