quinta-feira, 3 de março de 2011

Seminário Internacional de Estética e Teorias da Arte - Lisboa

"O FEIO PARA ALÉM DO BELO"

Realiza-se nos dias 17 e 18 de Março de 2011 o Seminário Internacional de Estética e Teorias da Arte "O Feio para além do Belo" organizado pelo Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL) e pelo Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (CIEBA). Este seminário visa reflectir sobre o feio, desvinculando-o da tradicional oposição ao belo, e sobre as circunstâncias através das quais as formas de transgressão dos cânones artísticos se emanciparam como formas artísticas em si, para lá da transgressão e do tipo de percepção estética que procuram suscitar. Procurar-se-á, através do diálogo, criar um debate entre vários campos do mundo da arte, como a filosofia da arte, a curadoria e a produção artística, de forma a reflectir sobre alguns dos paradigmas que subjazem à arte e à teorização estética contemporâneas.

Os objectivos deste colóquio são, entre outros, contribuir para uma abordagem mais informada e criativa no que toca às subcategorias do feio, como sejam o abjecto, o nonsense, o kitsch, o monstruoso, o caricatural, o grotesco, entre outras; confrontar diferentes tradições teóricas e diferentes correntes artísticas que se têm debruçado sobre a questão do feio; ampliar o reconhecimento das especificidades e das possibilidades relativas aos conceitos de "experiência estética" e "juízo estético"; e promover o diálogo transdisciplinar cruzando as abordagens estéticas mais próprias à disciplina filosófica com as abordagens estéticas características das diferentes áreas artísticas.

Fazem parte da Comissão de Organização Adriana Veríssimo Serrão (FLUL- CFUL), Carlos João Correia (FLUL- CFUL), Cristina Azevedo Tavares (FBAUL-CFCUL), Maria João Lello Ortigão (FBAUL-CIEBA), Ana Nolasco (FLUL-CFUL) e Ana Rita Ferreira (FLUL-CFUL).

A inscrição poderá ser feita no próprio dia, junto do secretariado que estará à entrada dos Anfiteatros. Porém, como o número de entradas é limitado, aconselhamos a que a inscrição seja efectuada previamente no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa ou online, mediante o preenchimento da ficha de inscrição.

Programa, inscrição e mais informações em http://www.ofeio.jimdo.com.

Mais informações:
seminario.internac@gmail.com
Centro de Filosofia. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade 1600-214 Lisboa
T. +351 21 792 00 91

Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Largo da Academia Nacional de Belas-Artes 1249-058 Lisboa
T. +351 213 252 100