segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Actividades de Agosto Hiato - Lisboa

1- Ateliê para crianças “A Floresta”
de 4 a 7 de Agosto
Horário: das 10h00 às 12h30
investimento: 5 euros dia - 17 euros semana
Hora do Conto: A Floresta, de Sophia de Mello Breyner/ Dinâmicas de Expressão Dramática
Idades: 6 aos 12
Com Rita Neves
Rita Neves (1980) actuantelicenciada em Formação de Actores pela Escola Superior de Teatro e Cinema (2008), frequentou o curso de Actores do Centro Dramático de Évora (2003) e foi aluna da Escola da Máscara (1996/1997),dirigida por Filipe Crawford.Nesta Escola,e sob orientação de Filipe Crawford e Nuno Pino Custódio,participou no Espectáculo Portugal Naif que representou Portugal no Festival Internacional “Histórias sem palavras” (1997),Poitiers. Participou como actriz profissional, na Companhia Teatrão (2004) no espectáculo História da Lua e do Mar,a partir dos Avieiros de Alves Redol;e Companhia Comédias do Minho (2004/2005),onde realizou também dramatizações em bibliotecas,animações do conto,e formação a associações,alunos e professores. Foi dirigida pelos criadores Álvaro Correia, Sílvia Real, João Brites,Cucha Carvalheiro,Francisco Salgado,Maria João Vicente, Luca Aprea, Jean-Paul Buchieri,Howard Sonenklar,Pedro Alvarez Ossorio,entre outros.Encontra-se, neste momento, a colaborar como actriz no projecto da Eclipse Arte.


2-Arquétipos do Supra-Humano.
Workshop – Audição – Performance.
De 10 a 14 de Agosto
Iniciação, das 15h as 17.30h
Aprofundamento, das 18 as 21 h
investimento: 1 workshop 28 euros, 2 workshops 45 euros

Facilitador: Giancarlo de Aguiar.
Este workshop será atribuído ao desenvolvimento dos diversos arquétipos “representantes de atributos humanos”, com o intuito de promover a integração da pessoa na dimensão do homem e da mulher, a relação que trata do conteúdo ontológico e da vivência do anima ünd animus descrita por C.G.Jung, o masculino-feminino como categorias de Arquétipos do Supra-Humano para alcançar o seu desenvolvimento pleno, abordaremos alguns dos arquétipos do masculino (mago-alquimista, bem-amado, guerreiro-herói e rei-imperador…) juntamente com os arquétipos do sagrado feminino, da deusa interior: (feiticeira-sacerdotisa, rainha-imperatriz, princesa-donzela, virgem-imaculada, amante-prostituta…). A possibilidade de personificar determinados arquétipos, seja as qualidades admiradas ou negadas, trazem o auto-conhecimento no reconhecimento e aceitação das habilidades e talentos ou afecções e bloqueios que são transformados correspondentes a estes processos manifestos integrados num estado saudável do Ser. O corpo-subtil é expresso por vórtices de energia, centros energéticos nos vários corpus, para além do físico, temos o psíquico-mental, afectivo-emocional, cósmico-espiritual, que compreendem a dimensão do corpo-alma, onde são manifestados a expressão dos arquétipos oriundos do profundo inconsciente, estes podem ser representados e remodelados através de diversas abordagens desde a imaginação activa e relaxamento psicossomático até arte-terapia e técnicas expressivas.
Benefícios: Este workshop é parte integrante do Atelier Transpessoal onde encontramos um Novo Conceito de Qualidade de Vida: O participante tem a possibilidade de Transmutar o stress e a tensão, por exexemplo; situações oriundas dos sentimentos de medo e culpa são Transformados em conteúdos afectivos-emocionais que possam trazer para a pessoa um novo olhar diante da sua vida, sensação de leveza, serenidade e bem-estar são os possíveis atributos alcançados para a maior compreensão das vicissitudes da existência.

Giancarlo de Aguiar
Licenciatura Plena em Psicologia, Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal, desenvolveu estudos complementares em Parapsicologia Científica. Em Portugal fez a equivalência em Psicologia pela Universidade de Lisboa, frequenta Mestrado em Filosofia da Natureza e do Ambiente.

Material:
Cada participante deverá trazer: a) Roupas confortáveis. c) Lápis pastel ou cera.
d) Folhas de papel de desenho A3 e A4. Plasticina, Argila, Aquarela.


3-Curso Intensivo de Massagem Tailandesa
Massagem Tailandesa, Massagem Thai-Yôga, Nuat boran, Nuat Phaen boran e Nuat Thai são nomes pelos quais a massagem da Tailândia é conhecida. Sendo practicada na Tailândia há séculos, ou mesmo milénios, pensa-se que a sua origem remonta a raízes Budistas Indianas, à medicina Ayurvédica e ao Yôga.
Utiliza pressões em pontos e linhas de energia (linhas Sen, como são chamadas em Tailandês). Recorre também a estiramentos, sendo por isso considerada um tipo de Yôga passivo.

É uma terapia que se baseia na teoria do fluxo de energia por linhas específicas na periferia do corpo e pelos órgãos internos promovendo o processo natural de cura. É considerado uma massagem energética em vez de corporal.

É um complemento perfeito para qualquer rotina desportiva e apropriado a pessoas de qualquer idade e condição física.

Como terapia holistica visa estimular o corpo a curar-se e por isso pode ser um complemento com outras terapias.

Benefícios da massagem Tailandesa:
Relaxamento profundo. A pressão é sedativa, por vezes induz estados alterados de consciência.
Liberta pontos de tensão no corpo que possam estar a bloquear o fluxo natural da energia, induzindo equilíbrio e harmonia. Liberta stress e aumenta a energia.
Aumenta flexibilidade e ângulo de movimento. Auxilia o alinhamento postural e integridade do corpo.
Melhora a circulação.
Fortalece os órgãos internos.
Alivia a dor.
Melhora funcionamento neurológico.
Promove paz interna e silêncio da mente.

Programa:
Historia da massagem.
Precauções, contra-indicações e benefícios.
As linhas Sen e os pontos Qi.
Anatomia aplicada à massagem.
Practica da massagem, posições dorsal, ventral, lateral e sentado.
Técnicas básicas, avançadas e estiramentos assistidos.

Inicio do curso: 11 de Agosto
Horário: das 14 às 19h
Carga horária: 45 horas
Investimento:500 euros (inclui certificado e manual)

O formador:
João Soares, estudou Massagem Tailandesa em Chiang Mai, Norte da Tailândia, nas escolas: Tradicional Thai Massage School Somsri, Lek Chaiya Nerve-Touch e Traditional Thai Massage School "Loi Kroh".


4-Ciclo de encontros “Aos nossos amores…”
de 17 a 22 e de 24 a 29 de Agosto
Para complementar a praia a Eclipse Arte criou este ciclo de encontros em que dá visibilidade pública e possibilidade de partilha com todos aqueles que queiram viver e aprofundar a temática do Amor.
O Ciclo é constituido por performances, palestras, workshops e peça em progresso. Esta actividades estão integradas na residência intensiva de criação e divulgação que a Eclipse propõem com estes “Aos nossos Amores…”para a segunda quinzena de Agosto.

Destacamos:
Abertura pública do evento
ONE LOVE
dia 17 pelas 20h
A questão da performance centra-se na autenticidade do amor quer seja nas palavras, danças, canções e memórias que a eles associamos.
Performance inter-activa de abertura do festival
Pela Eclipse Companhia de Arte
Entrada livre

“Nós vos anunciamos: O amor”
DE 17 a 22 e de 24 a 29
Das 15-20h
investimento: uma semana 20 euros
duas semanas 30 euros
(sujeito a reserva prévia)

Este workshop/audição/ conjunto de palestras e celebração visa possibilitar-criar alavancas para a Eclipse Arte estabelecer pontes de criação inter-activas com o público, que mesmo que passe só uma vez pelo laboratorio de criação deixa a sua marca, o seu rasto, e eventualmente deixa-se a semente para que nos voltemos a encontrar em fases posteriores do processo criativo como na apresentação da peça Love/Amor/Amore.

LOVE/AMOR/AMORE
Dia28 e29 de Agosto
20h
donativo proposto: 3 euros
De Antonio M.Rodrigues
Estreia em progresso
Em subtitulo: “Tudo o que formos capazes de partilhar acerca da energia do amor”
Esta é uma peça de Teatro para o século 21, dinâmica, pluridisciplinar, “obra de arte de futuro”.
LOVE trata do que a todos diz, o Amor…
A Eclipse Arte, depois de Novas Escritas do Sul (2006), volta aos assuntos populares mas também à constante procura dos traços subtis e das aprofundadas análises.
Peça de escrita própria de companhia “de alguidar na anca e gengibre na boca, corajosa, sagaz…sempre com a meta do sorriso, assente nos processos próprios da eterna alegria onde possa estar contida a vida, sem virar a cara á luta perante adversidades variadas transpondo o transe do desânimo rumo ao extase do amor, amor singular, plural e universal”
Elenco:
Ana Almeida, Giancarlo de Aguiar, Antonio M. Rodrigues, Jonas de Andrade, Helena Mancelos, Rita Neves. Um lugar de actuação em aberto para a audição de Lisboa.


Rua Tenente Ferreira Durão nº68A
Campo de Ourique
(Junto à igreja do Santo Condestável e mercado)
LISBOA
tempodehiato@gmail.com