terça-feira, 1 de março de 2011

Workshop Movimento para actores e não só! - Barreiro

19 e 20 Março 2011
Sábado e Domingo
Das 10h às 17h (com pausa para almoço)
No Teatro Municipal do Barreiro

Caros amigos,
A ArteViva – Companhia de Teatro do Barreiro apresenta a sua programação de workshops e seminário dedicados à arte dramática abertos a todos os interessados em aprofundar os seus conhecimentos e técnicas.

O workshop:
Neste Workshop de Movimento para Actores pretende-se abordar o treino corporal do actor a partir de princípios e práticas que conduzam o performer a uma consciência da sua presença cénica. Através de exercícios de improvisação de movimento, cada participante será convocado a organizar e a descobrir a sua “escrita corporal”.

Esta “escrita corporal” resultará do encontro da organicidade do corpo, através da expressão de uma linguagem própria, onde são as qualidades dinâmicas; tónicas e sensoriais do corpo do performer a definir a composição do movimento.

Manuela Pedroso:
Nasceu em Lisboa, em 1964. É licenciada em Teatro/Formação de Actores e Encenadores pela Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa. Frequentou o Curso de Monitores de Dança para a Comunidade organizado pelo Fórum Dança, em 1992/93. Participou em diversos seminários, cursos e workshops de Teatro e Dança promovidos pela Fundação Calouste Gulbenkian, Fórum Dança, C.E.M., entre outras entidades culturais. Desde 1986 trabalha como actriz profissional em diversas companhias teatrais (Teatro Espaço, Teatro da Malaposta, Teatro do Século, Teatro Meridional, Casa Conveniente, entre outros), sendo dirigida pelos seguintes encenadores: Águeda Sena, José Martins, Figueira Cid, Rui Mendes, Mário Feliciano, Inês Câmara Pestana, Miguel Seabra, Layla Ripol, Mónica Calle. Participou como intérprete na área da Dança em projectos coreográficos de Margarida Pinto Coelho, Paulo Henrique e Madalena Vitorino. Trabalha desde 1991 como formadora na área do Teatro e da Dança Criativa com diversas entidades oficiais promotoras do ensino artístico em Portugal: Escolas Primárias e Secundárias, Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Cascais, C.E.N.T.A., Casa de Serralves, Fórum Dança, Centro Cultural de Belém – C.P.A., A.P.C.C., Teatro Aveirense, D.G.L.B., entre outras. Desde 2004 que trabalha como formadora de formadores na área do Teatro e da Dança Criativa. Colabora com a Livraria “Ler para querer” como leitora de histórias infanto-juvenis, desde a sua fundação em 2004.

Como participar:
Preços: 40€ / 30€ para sócios da ArteViva
Destinatários: todos os interessados na expressão dramática, numa primeira experiência ou para aprofundar conhecimentos

Inscrições: enviar os seguintes dados para arteviva.escoladeteatro@gmail.com
nome, idade, experiência anterior em teatro, telefone e e-mail

As inscrições devem ser pagas até uma semana antes.
A concretização dos workshops está sujeita a um mínimo de inscrições.