sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Coffeepaste Recomenda (III)

Festival: Festa do Cinema Francês
A Festa do Cinema francês convida a uma verdadeira viagem ao centro da Sétima Arte, voltando a apresentar este ano o melhor da criação cinematográfica francesa.
De 6 de Outubro a 8 de Novembro, as cidades de Lisboa, Almada, Porto, Guimarães, Faro e, por fim, Coimbra, acolherão sucessivamente a Festa do Cinema Francês.
Após o sucesso registado no ano passado (cerca de 33.500 espectadores), o festival continuará a sua trajectória e apresentará, nas dez salas de cinema parceiras, mais de 140 sessões pelo país fora.
Mais informações em http://www.festadocinemafrances.com




Exposição: Off the Wall - Fora
da Parede
Último fim de semana para ver esta exposição em Serralves Integrada no programa Improvisações/Colaborações, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves apresenta, entre 21 de Maio e 2 de Outubro de 2011, a exposição “Off the Wall / Fora da Parede”, organizada pelo Whitney Museum of American Art de Nova Iorque e comissariada por Chrissie Iles, co-curadora das edições de 2004 e 2006 da célebre Whitney Biennial of American Art.
Na arte do século XX, inúmeros artistas cruzaram géneros e formas de expressão, reinventando os modos de produção artística. A obra de arte deixa de ser apenas uma pintura ou um desenho para pendurar numa parede ou uma escultura para apresentar em cima de um plinto.
As artes visuais reúnem-se ao cinema, à fotograf
ia, à experimentação sonora e às artes do movimento em novas linguagens que não cessam de se redefinir. Dos célebres Ballets Russes do princípio do século XX a coreógrafos contemporâneos como Merce Cunningham, Trisha Brown, Yvonne Rainer, Steve Paxton ou Deborah Hay, encontramos uma história riquíssima resultante de tais cruzamentos. As artes do espaço (as artes visuais propriamente ditas) cruzam-se deste modo com as artes do tempo (todas as artes performativas mais aquelas que envolvem a imagem em movimento).
Mais informações em http://www.serralves.pt/actividades/detalhes.php?id=1951


Cinema: Les bien-aimés, de Christophe Honoré

Depois do triunfo de Les Chansons d'Amour, parece ter levado algum tempo a Christophe Honoré a reencontrar a musa. La Belle Personne, apesar de um exercício de nostalgia bastante inspirado, parece não ter obtido grande aceitação e os dois filmes que se seguiram foram ignorados ou descartados. Por isso o regresso ao musical tem tanto de óbvio quanto de reconfortante.
Em Les Bien-Aimés conta a história dos romances cruzados nas décadas vividas por mãe e filha e, à medida em que vai sabendo ilustrar a mudança de épocas atr
avés da música e do cenário, vai também descortinando os sentimentos ambivalentes dos amantes desajustados pela tragédia de fulgurantes amores sem retorno. E se começa com a leveza contagiante dos anos 60 de Jacques Demy, depressa se deixa contaminar pela tradicional melancolia das canções de Alex Beaupain: de início a jovialidade de Ludivine Sagnier parece esperançosa quando profere 'Posso viver sem ti, mas não posso viver sem te amar', mas quando a mesma personagem em Catherine Deneuve a canta, anos e anos depois, fá-lo plena de dor e fado. Com a consciente noção que o amor venceu e a derrotou.
Por Nuno Gonçalves

Dança: NOME EIRA#3 : MARIANA TENGNER BARROS

Pequeno festival dedicado ao trabalho de Mariana Tengner Barros, artista apoiada pela EIRA durante o biénio 2011/2012.
Este evento realizar-se-á em Lisboa de 6 a 9 de Outubro 2011 e incluirá a apresentação de diversos espectáculos da autoria de Mariana Tengner Barros e outros criadores convidados pela artista.

Mais informações em http://www.eira.pt e http://www.facebook.com/home.php?ref=hp#!/event.php?eid=146996972059727

Concerto: Peter Murphy
O ex-Bauhaus (e vampiro por uns minutos num dos filmes da saga Twilight) Peter Murphy regressa a Lisboa no dia 2 de Outubro, domingo, para um concerto no Coliseu dos Recreios.
Os concertos em Portugal (Murphy toca no dia anterior no Hard Club, no Porto) são os primeiros da digressão europeia de promoção de "Ninth", o mais recente disco a solo do cantor.
A fazer fé nos alinhamentos dos concertos deste Verão nos Estados Unidos, haverá espaço para revisitar temas dos Bauhaus e (espera-se) versões de Iggy & The Stooges e Nine Inch Nails.
Links:
http://www.petermurphy.info/
http://www.myspace.com/officialpetermurphyspace

Por Dinis Correia

Teatro: “Amadeus”
Uma das mais célebres peças do dramaturgo inglês Peter Shaffer encenada por Tim
Carroll, focando a rivalidade entre os compositores Antonio Salieri e Wolfgang Amadeus Mozart.
Diogo Infante representa o papel de Antonio Salieri e contracena com Ivo Canelas, como Wolfgang Amadeus Mozart, João Lagarto é o imperador austríaco José II. No elenco estão também Carla Chambel, José Neves, Luís Lucas, Manuel Coelho, Martinho Silva e Rogério Vieira, entre outros.
"Amadeus" estará em cena na sala Garrett do Teatro Nacional D. Maria II até 6 de Novembro, de quarta-feira a sábado às 21h00 e aos domingos às 16h00.

Por Carlos Custódio