quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Estaleiro: Concurso para Estudantes de Audiovisual

O projeto Estaleiro, desenvolvido pela equipa do Curtas Vila do Conde, abriu Concurso no âmbito do programa Campus dirigido a estudantes de audiovisual para participação em equipas de produção de 6 curtas-metragens. Estes filmes serão produzidos pelo Estaleiro e dirigidos pelos seguintes realizadores: a dupla João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata; Basil da Cunha; João Figueiras; Graça Castanheira; Luís Alves de Matos e Pedro Flores.

O primeiro filme a ser rodado é o projeto Fogos Proibidos (título provisório do documentário de Pedro Flores), a partir de novembro. Todos os outros projetos estão centrados em temas relacionados com a região de Vila do Conde (Chinatown Vila do Conde; Caxinas; o livro "A Rua da Estrada"; a região do Vale do Ave), num misto de documentários e ficções. Na rodagem destes filmes, serão necessários participantes para funções como direção de fotografia, câmara, som, produção, assistência de realização, edição e pós-produção, imagem e som.

Uma vez que aliar a vertente formativa à experiência profissional é um dos objetivos do projeto Estaleiro, serão realizados workshops dirigidos às equipas participantes nos filmes: um workshop de edição orientado por Valdis Oskarsdottir (montadora de filmes como "Eternal Sunshine of the Spotless Mind" de Michel Gondry e "Mister Lonely" e "Julien Donkey-Boy" de Harmony Korine); um workshop de pós-produção de imagem orientado por Dirk Meier (consultor de pós-produção de filmes como "Antichrist" de Lars von Trier e"Russian Ark" de Aleksandr Sokurov); um workshop de escrita de argumento com Ken Dancyger (autor de livros como "Writing the Short Film" e "Alternative Screenwriting" e professor da Tisch School of Arts da New York University); uma masterclass sobre realização de curtas-metragens com Richard Raskin (autor do importante livro "The Art of Short Fiction Film" e professor da Aarhus University).

Para participar, os estudantes deverão enviar, numa primeira fase, o seu CV para o email: campus@curtas.pt. Os participantes serão previamente selecionados por avaliação curricular e, numa segunda fase, sujeitos a uma entrevista.

Mais informações:
[T] +351 93 489 02 16
[E] press@curtas.pt
[W] www.curtas.pt / http://estaleiro.curtas.pt/campus/noticias/?id=39