segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Curso de Formação de Actores Casa do Artista - Lisboa

O teatro vai ao encontro da ideia empedernida de uma cultura sem sombras. O teatro mexe e serve-se dos instrumentos vivos, de todas as linguagens; de gestos, sons, palavras, fogo e gritos. Encontra-se exactamente no ponto em que o espírito precisa de uma linguagem para produzir as suas manifestações.

Este curso contempla o domínio das artes de palco, numa prática de educação artística generalizada: corpo, movimento, voz, processos criativos e interpretativos. Não se pretende formar um simples actor, mas sim um elemento criativo capaz de responder às exigências do mercado e que tenha uma cultura teatral sólida e capaz de enfrentar as diversas correntes artísticas na sua carreira profissional.

Público Alvo: Com experiência ou sem, simples curiosos, amantes do teatro, em suma, qualquer pessoa que tenha mais de 17 anos e coragem para embarcar numa aventura teatral.

Duração: Setembro 2011 a Junho 2012

Horário: Segundas e Quarta das 20 às 23 horas

Conteúdo programático

Introdução ao teatro: O corpo é o meio de trabalho do actor, descobrindo e conhecendo o seu próprio “eu”, a um nível psico-físico (sensorial e emocional). Como tal, vamos desenvolver a construção do corpo, tanto a nível da postura, como da personagem, do espaço interior, do ambiente que o envolve assim como da relação consigo e com o outro. Com esta disponibilidade física e psicológica, a expressão do corpo, a presença e os ritmos em palco envolvem noções básicas de movimentos em cena, com perspectivas diversas em relação ao "eu", ao outro e ao espaço.

Movimento: Explora-se o movimento do corpo através de exercícios que visam aumentar a consciência corporal e postural. Desenvolve-se a utilização do corpo no espaço, fazendo uso de técnicas de próprio-percepção ao serviço de um trabalho criativo, interpretativo e sensorial. O objectivo principal das aulas é solicitar ao corpo actividade, versatilidade e espontaneidade. Pôr o corpo em movimento trabalhando-o de uma forma construída, organizada para que possa usufruir da sua liberdade em consciência. As aulas alternam entre trabalho de pesquisa individual lidada pelas minhas instruções e trabalho de intérprete dentro do meu material coreográfico. Toda pedagogia está baseada sobre um diálogo contínuo entre o corpo e o seu contexto físico, o mais simples: a gravidade. A partir desta fonte complexa e permanente encontram-se ferramentas para tornar ficcional o movimento, dinamizar o corpo e encontrar caminhos conexos sejam espaciais, orgânicos ou emocionais.

Estudo da voz e dicção: Experimentar diferentes sonoridades a partir da ressonância corporal, aprender os ritmos e as articulações vocais, localizar a projecção da voz no espaço e as velocidades e desenvolver a capacidade de rentabilizar a voz.

Direcção e concepção cénica: Conceitos e técnicas com base na prática teatral, empregando um conjunto de exercícios previamente identificados. Estes exercícios tendem confrontar o aluno com o trabalho de concepção e estimular o amadurecimento de um discurso artístico próprio. Consolidação dos conhecimentos adquiridos ao nível da interpretação de um texto e da construção de personagens. Criação de um tema teatral e respectiva apresentação pública.

Técnicas do actor: Partindo da noção do corpo como instrumento de trabalho, desenvolve-se um trabalho técnico e sensorial permitindo a procura da verdade nos movimentos que caracterizam acções, explorando sentimentos e a sua transversalidade. Estudos práticos e intensivos do movimento, daquilo que queremos transmitir utilizando tudo o que está ao nível do corpo, mente e espírito.

Dramaturgia: Análise do texto dramático em estudo, reflexão autor/encenador/publico sobre a forma experimental que o texto pode assumir. Trabalhar uma componente prática constituída na elaboração do projecto dramatúrgico elaborado ou escolhido para uma encenação (trabalho final).

Professores: João Rosa, Catarina Gonçalves, Yann Gibert, Edgard Fernandes e Victor Eleutério

Local de Formação: Casa do Artista, morada: Estrada da Pontinha nº7. 1600-582 Lisboa

Projectos do curso e apresentações: Serão desenvolvidos vários projectos onde são aplicados os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. São projectos de investigação/criação que culminarão com um espectáculo final encenado por João Rosa.

Apresentação Final: Junho de 2012

Investimento:
€ 900,00. Facilitamos com pagamentos mensais (Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro 2011, Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio e Junho de 2012.). A inscrição só é validada após a transferência da primeira mensalidade em Setembro, após indicação prévia. O restante montante € 810,00 pode ser feito na sua totalidade ou em prestações mensais.

Coordenador Geral: João Rosa

Professores: João Rosa, Catarina Gonçalves, Yann Gibert, Edgard Fernandes e Victor Eleutério

Local de Formação: Casa do Artista, morada: Estrada da Pontinha nº7. 1600-582 Lisboa

Projectos do curso e apresentações: Serão desenvolvidos vários projectos onde são aplicados os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. São projectos de investigação/criação que culminarão com um espectáculo final encenado por João Rosa.

Apresentação Final: Junho de 2012 | Coordenação: João Rosa

Webpage: http://joaorosaoficinasteatro.wordpress.com/escola-formacao-actores-teatro/

Inscrição:
Para efectuar a sua inscrição envie um e-mail para a nossa produção solicitando a ficha de inscrição, ou para informações mais detalhadas.
Contacto: producoesteatrais2@gmail.com | Contacto Telefónico: 93 823 85 6