quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Masterclass: Estratégias dramatúrgicas - Lisboa

Estratégias dramatúrgicas
Hans-Thies Lehmann
Sala de Ensaios
TEATRO
quinta 15 setembro 10h30 às 17h00
masterclass
Teatro Maria Matos
Dirigido a estudantes e criadores

Hans-Thies Lehmann é Professor Emérito de Estudos Teatrais da Universidade de Frankfurt. Membro da Academia Alemã de Artes Cénicas, é reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes teóricos da estética teatral e do teatro contemporâneo, com inúmeros trabalhos publicados. O seu livro Postdramatisches Theater é de leitura obrigatória para quem estuda teatro.

Recentemente, o espetador tornou-se a questão central das reflexões sobre o teatro e as suas potencialidades. Não se trata de "satisfazer expetativas", tratando o espetador meramente como um "expetador". Mas de pensar artisticamente sobre a capacidade do teatro e da performance de desenvolver alternativas aos hábitos padronizados de visionamento, tão incentivados pelos media. Existem várias possibilidades de criar hábitos alternativos que não sejam irresponsáveis; por exemplo, estimulando os espetadores de tal forma que estes se tornem “espet-atores”, participantes ativos do espetáculo. Ou desenvolvendo estratégias que transformem a posição do espectador de tal forma que o teatro cumpra a sua missão como "arte viva" sem contudo alterar o seu formato tradicional.
Através da análise dos trabalhos dos participantes abordaremos questões como o papel da dramaturgia na crítica, na transformação e na mudança dos hábitos e expetativas do público. Quais são as condições do "performance text" em termos de espaço visual e auditivo, tempo e ritmo? Como se estabelece a relação íntima entre o performer e o espectador? Qual é o lugar da "estética relacional" neste contexto?

coorganização Goethe Institut Portugal e Maria Matos Teatro Municipal

Entrada livre

Máximo 20 participantes
Inscrição obrigatória até 13 setembro, sujeita a seleção: teatromariamatos@egeac.pt
Cada participante terá de enviar com a inscrição um projeto de criação em inglês (2 págs.) que servirá de objeto de trabalho para a masterclass

Em inglês sem legendagem

Leitura recomendada
Postdramatic Theatre (Routledge, 2006) de Hans-Thies Lehmann
Not even a game anymore: The Theatre of Forced Entertainment (Alexander Verlag Berlin, 2004) de Judith Helmer e Florian Malzacher
On Dramaturgy, revista de performance research