quarta-feira, 16 de março de 2011

Workshop de Commedia dell´Arte - Coimbra

2, 3 e 9 Abril

Regressar hoje à Commedia dell´Arte significa sobretudo compreender na formação do actor o próprio fenómeno do Teatro. Voltar a entrar em contacto com o sentido do Teatral, numa arte cada vez mais liberta para se (re)encontrar, desenvolvendo o humano e, por conseguinte, a sua evolução enquanto ser social.
O trabalho com máscara, que implica novas regras e comportamentos, recentrando a teatralidade no corpo do actor, promovendo a despersonalização, a síntese, a fé e uma relação mais interdependente com o público; o trabalho de improvisação e criação colectiva a partir de guiões, assim como a possibilidade de tornar a corporalidade e a verbalidade mais íntimos e integrados, são algumas das vertentes a explorar neste workshop.

Conteúdo programático do workshop:
• Regras básicas do uso de uma máscara;
• Contextualização da Commedia dell´Arte na história da formação do actor;
• A estilização-base das personagens (segundo a escola do Piccolo Teatro di Milano);
• Apresentação das 8 principais personagens (Zanni, Arlequim, Capitão, Doutor, Polichinello, Brighella e Pantalone e Apaixonados);
• Estrutura de uma improvisação;
• A arte da pantomima (aprender a comunicar a partir da linguagem das acções);
• Improvisações com as personagens “escolhidas” pelos alunos.

Nuno Pino Custódio tem desenvolvido toda a sua actividade em torno de uma metodologia de representação com máscara. Paralelamente, também as constrói. A sua necessidade de reencontrar uma poética do espaço e a urgência de estabelecer encontros entre “quem faz” e “quem vê”, devolvendo ao corpo as emoções e transpondo-as para o domínio da partilha, encontram nos ensinamentos do uso de uma máscara todo um campo de inúmeras possibilidades.
Dirige estágios em Máscara desde 1991, tendo já colaborado com algumas das mais importantes escolas, universidades e companhias portuguesas. A sua actividade como encenador também é profícua: Teatro O Bando, ESTE – Estação Teatral, Teatro do Montemuro, Teatro Meridional, FC – Produções Teatrais, Teatro das Beiras, Teatro Oficina são algumas das companhias que já dirigiu.

Datas: 2, 3 e 9 Abril (fins-de-semana)
Horário: 1º Fim-de-semana Sábado: 10h - 13h; 15h - 19h; Domingo: 10h - 13h; 15h - 18h; 2º Fim-de-semana Sábado: 10h - 13h; 15h - 19h. (um total de 20h)
Local: Teatro de Bolso do TEUC
Público alvo: Actores, Aspirantes a actores, Profissionais do Espectáculo, Professores
Número de inscrições: 18
Preço: 80€ / 60€ estudantes
Inscrições: helder.wasterlain@gmail.com