segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Curso de Teatro - Iniciação - Braga

«A importância da Educação Artística é uma realidade emergente, que se tem timidamente pulverizado nas várias esferas dos contextos educativos, por isso desde 2003, a Comissão Nacional da UNESCO começou a desenvolver acções com vista a despertar a consciência do público em geral no sentido relevar o papel desta modalidade educativa no desenvolvimento da criatividade, como elemento indispensável para corresponder aos desafios do século XXI, que requer a criatividade como uma condição para enfrentar os novos desafios que se adivinham.

A educação artística é uma actividade fundamental para o desenvolvimento intelectual, emocional, físico e social do ser humano em todas as fases da sua vida. O teatro é uma forma de arte global que proporciona o desenvolvimento em várias dimensões, desde o movimento, à palavra. Por isso, converte-se numa área privilegiada na vasta possibilidade que se nos oferece a educação artística.

Sensível a esta temática a PalcArtes desenvolveu um projecto de iniciação ao teatro.

No inicio de Outubro haverá dois curso:

1- Iniciação ao Teatro crianças e jovens, dos 6 aos 14 anos. Tem como principal objectivo desenvolver, a partir dos conhecimentos e experiencias pré-existentes, a capacidade de concentração, imaginação e improvisação; proporcionar a aquisição de novos conhecimentos e aprendizagens, através da exploração de jogos em grupo de situações novas, alargando o campo das experiencia de vida, e a compreensão de outra forma de ver mundo, fazendo com que as aprendizagens adquiram novo sentido.

2- Iniciação ao Teatro adultos, destinado ao publico em geral, dos 15 aos 155 anos, tem como principal objectivo desenvolver competências de trabalho em grupo, como meio de mobilização de novos saberes oriundos de outras áreas susceptíveis de gerar comportamentos sociais salutares e melhorar a reflexão sobre atitudes e valores. Pretende-se ainda valorizar outras formas de linguagem, diferentes estilos e origens culturais, que desenvolvem competências gerais. Os alunos irão questionar-se e questionar a realidade a partir da improvisação, tendo como palco as vivencias pessoais. Vão aprender a explorar a linguagem corporal e vocal expressando sentimento e ideias de forma inusual. Vão aprender a lidar e adaptar-se a diferentes pessoas e grupos, desenvolvendo competências sociais indispensáveis ao seu quotidiano.»

O curso de Teatro, iniciação, decorre em Braga, na Junta de Freguesia da Sé (Centro da cidade), aos Sábados: das 10h às 12h (Iniciação para crianças e jovens); e das 15h às 18h (Iniciação para Adultos), com inicio previsto para Outubro próximo. Os preços são: 35€/mês – Curso de Teatro Kids; e 40€/mês – Curso de Teatro Adult. As inscrições efectuadas até dia 15 de Setembro usufruem de um desconto de 25%.

geral@palcartes.pt